13 agosto 2016

PEDERNEIRAS: Empresa anuncia venda de imóvel com mais de 43.000 m² doado pelo município

Um escândalo sem precedente em Pederneiras está prestes a acontecer diante do comportamento passivo das autoridades municipais. A área de terras medindo 43.235,94 m² doada à empresa Itabom Comercial e Industrial Ltda, localizada à Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, está sendo anunciada para venda. A faixa de “Vende” está fixada no local.

A doação da área, feita em 2007 e considerada de relevante interesse público, deveria acolher a implantação e o funcionamento de unidade industrial da empresa, com investimento de aproximadamente R$ 18 milhões e previsão de início das atividades para agosto de 2008, além da geração de 120 empregos diretos.

Sem ter conseguido sequer construir as instalações, em 2011 a Itabom transferiu a área e todas as obrigações legais previstas para a doação - com anuência da Prefeitura -, para a empresa B.P.B. Agropecuária Ltda. Em 2013, a atual administração municipal pactuou uma estranha permuta, que teve como objetivo receber dessa empresa uma área de terras com 3,8886 hectares em troca da liberação pura e simples das cláusulas e condições que, em escritura púbica, incluíam a reversão automática do imóvel caso a empresa não iniciasse suas atividades no prazo máximo de 36 meses.

A evidência é de que não se verifica qualquer interesse público na doação dessa extensa área municipal. A destinação da doação não é a venda, que não se volta ao interesse social e econômico, além de não haver notícia de que houve avaliação prévia e licitação, requisitos legais exigidos para alienação de bem imóvel do poder público.

Reação
Nos próximos dias, uma ação popular deverá ingressar na justiça local para tentar impedir que o patrimônio público seja dilapidado, uma vez que o Superior Tribunal de Justiça já estabeleceu que: “(...) a doação de bens públicos móveis e imóveis exige a observância obrigatória pela Administração Pública dos princípios da legalidade, motivação, finalidade e do interesse público (...)”.
Compartilhar:

Copyright © Blog do Monteiro | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com