18 maio 2016

ANSIEDADE: 14 sintomas são fortes indicativos de problemas

Como muitos outros problemas psicológicos, a ansiedade é muitas vezes desvalorizada por quem não sofre dela e apontada como sendo um sinal de que as pessoas querem chamar a atenção, mas o problema é bem real. "A ansiedade é uma emoção instintiva, que faz parte dos sentimentos do ser humano. Os transtornos começam a aparecer quando esse nível de ansiedade aumenta", podendo originar crises, explica o psiquiatra e membro da Câmara Técnica de Psiquiatria do Conselho Regional de Medicina, Daniel Sócrates, ao site M de Mulher.
Conheça 14 sintomas que indicam problemas de ansiedade:
1. Preocupação excessiva. Todo mundo tem alguma coisa com que se preocupar, mas quando se sofre de problemas de ansiedade as preocupações tornam-se fatores limitantes, podendo desencadear outros sintomas.
2. Insônia. Se já ‘perde o sono’ por causa de um encontro ou uma reunião, imagine como é passar as noites em claro por todos os motivos possíveis e imagináveis.
3. Aumento ou perda de peso muito acentuados. Nos momentos as pessoas tendem a comer demais ou a evitar comer, além disso as crises de ansiedade podem desencadear distúrbios gastrointestinais.
4. Evitar determinadas situações. O problema não é a ansiedade propriamente dita, mas o impacto exagerado que esta pode ter na sua vida. Se começa a evitar certas situações no ambiente pessoal ou profissional por lhe provocarem ansiedade, então é um sinal de alerta.
5. Memória e concentração prejudicadas. Com níveis de ansiedade elevados, começa a ser cada vez mais difícil manter-se focado ou até guardar informações e memórias.
6. Crises de pânico. Num estado de grande ansiedade a pessoa pode ter crises de pânico, com picos de ansiedade muito elevados, grande sofrimento, sensação de morte iminente e coração acelerado.
7. Coração acelerado (taquicardia). Em situações de grande ansiedade parece que o coração vai saltar fora do peito.
8. Falta de ar. Este é um dos sintomas mais comuns dos picos de ansiedade. É como se tivesse uma pedra no peito que dificulta a respiração.
9. Medos irracionais (fobias). Uma pessoa que sofre de problemas de ansiedade começa a desenvolver um medo de situações e coisas que não tinha antes, como de répteis, viajar de avião, andar de carro, etc.
10. Comportamentos compulsivos (TOC). Outra forma comum de manifestação de ansiedade é através dos transtornos obsessivo-compulsivos, em que a pessoa encontra nos movimentos repetitivos e compulsivos um escape para a ansiedade.
11. Tensão muscular. Já deu por si a pressionar tanto os dentes que começa a sentir dores no maxilar? Ou sofre de dores constantes no pescoço - que se podem transformar em dores de cabeça - são sinais de que passa muito tempo "tenso", sobrecarregando o seu corpo.
12. Tremores. Está bem e começa a tremer, sem motivo aparente? Pode ser um sintoma de ansiedade.
13. Vícios. As pessoas que sofrem de problemas de ansiedade tendem a procurar escapes para as suas crises, podendo cair em vícios como tabagismo, álcool, drogas ilícitas e compulsão alimentar, por exemplo.
14. Irritabilidade. Não tem paciência para nada e acaba por descarregar o seu estress nos outrose. É difícil perceber quando esta questão não é apenas um traço da personalidade, mas um sinal de que algo não está bem.
Compartilhar:

Copyright © Blog do Monteiro | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com