A televisão ainda é o principal meio de comunicação no
Brasil, mas os brasileiros já passam mais tempo navegando na internet do que na
frente da TV. A informação está na Pesquisa de Mídia Brasileira 2015, divulgada
hoje (19) pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
De acordo com a pesquisa, os brasileiros passam, em média, quatro horas e 59
minutos por dia usando a internet durante a semana e quatro horas e 24
minutos/dia nos fins de semana. Já a média de tempo assistindo à TV fica em
quatro horas e 31 minutos/dia nos dias de semana e quatro horas e 14 minutos
aos sábados e domingos. De acordo com a pesquisa, a internet é o
terceiro meio de comunicação mais usado pelos brasileiros, atrás da TV e do
rádio e à frente dos jornais e revistas. O levantamento, que ouviu 18 mil
pessoas e traçou um perfil do consumo de informações nas diferentes mídias,
apontou que 43% dos brasileiros usam a rede como meio de comunicação. Entre
os usuários da internet no Brasil, 76% acessam a rede todos os dias. O pico de
uso é às 20h, tanto nos dias úteis quanto nos fins de semana. De acordo com a
pesquisa, 67% acessam a rede em busca de informações ou notícias, mesmo
percentual dos que dizem entrar na internet para buscar entretenimento
(pergunta de múltiplas respostas). Em relação ao grau de confiança no
meio, 27% dizem confiar “sempre ou muitas vezes” nas notícias da internet, 58%,
nos jornais e 54%, na televisão.
(Agência Brasil)