20 novembro 2014

20 DE NOVEMBRO: Consciência negra

A hercúlea trajetória do descendente de africanos Zumbi dos Palmares é uma tentativa de superação sem precedentes contra a injustiça racial, de não permitir a submissão de seu povo ao jugo da coroa portuguesa, e um desejo de liberdade para todos, dentro e fora do quilombo. Afirmar um exemplo dessa magnitude é reafirmar uma história que foi negada, e resgatar o sonho do quilombo que foi perdido.


Sendo assim, o Dia Nacional da Consciência Negra instituído oficialmente em nosso país, é data oportuna para uma reflexão. Urge afirmar valores e ideais de uma sociedade menos excludente e mais igualitária, construída a partir das diferenças e não por cima delas, através de um processo articulador de esperança com os afro-descendentes, porque a sociedade só será de fato democrática se houver igualdade de oportunidades para a participação de todos e o devido respeito pelo outro na construção de sua identidade pessoal.

Salve Zumbi, sinônimo de luta dos afro-brasileiros contra a opressão e a discriminação. Hoje, ao comemorarmos o aniversário da morte da maior liderança negra de nossas terras, emboscado covardemente por defender a causa dos que ousaram subverter a ordem instituída, o nosso agradecimento ao inigualável rei do quilombo dos Palmares, a eterna gratidão à memória de um nobre guerreiro, símbolo de resistência, figura emblemática e exemplo de luta pelo fim do regime de escravidão no Brasil.
Compartilhar:

Copyright © Blog do Monteiro | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com