23 setembro 2014

EDITORIAL: Difícil de aprender

Já se vão quase dois anos desta legislatura e a maioria dos vereadores da câmara municipal de Pederneiras demonstra desconhecer coisas elementares sobre o funcionamento da casa e os instrumentos básicos para sua atuação. E olha que tem gente que não é marinheiro de primeira viagem. Assim, o nosso legislativo é barco meio que à deriva.

Já era tempo de entenderem, por exemplo, que requerimento deve ser formulado quando implica decisão ou resposta; que indicação é o instrumento através do qual o edil sugere medida à autoridade competente por não ser de sua alçada, mas que sinalize interesse público. Deveriam saber que a ata de cada sessão deve ser lavrada de forma resumida, dela constando apenas o número dos documentos e a declaração do objeto a que se referem, para ser lida e deliberada na sessão subsequente.

Deveriam nossos representantes saber que as comissões tem prazo regimental para sobre as proposições emitirem parecer; que o presidente da câmara, quando do descumprimento de prazos pelas comissões, deve incluir na ordem do dia as proposições, ainda que sem parecer.

Tem mais, muito mais erros e equívocos do que os mencionados aqui. Má vontade, desinteresse? Difícil avaliar. Mas certamente isso acontece porque nossos vereadores não buscam formação política, não participam de seminários que ensinam na prática o funcionamento do legislativo municipal. Não leem, nem se informam sobre para que serve um vereador.

A Lei Orgânica e o Regimento Interno são os principais instrumentos de trabalho de um parlamentar. A primeira é a nossa constituição municipal. O segundo dispõe sobre a normatização e o funcionamento e serviços internos da câmara, estabelecendo os parâmetros regentes do processo legislativo e resguardando a autonomia do Poder Legislativo municipal. Quem não sabe, deveria saber. Quem ainda não leu – e deveria ler e entender – tem o dever de fazê-lo. O contrário é o mesmo que soldado escalado para ir à guerra sem nada saber sobre armamento, munição e tiro.

Guardadas as devidas exceções, o povo de Pederneiras esperava muito, mas muito mais dos vereadores que ai estão. É necessário não compactuar com a tese dos “tiriricas” que volta e meia emergem de eleições, com a visão de que “se tá ruim, pior não fica”.

Reginaldo Monteiro
Compartilhar:

Copyright © Blog do Monteiro | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com