06 outubro 2012

Lecionar é só 4ª razão para escolha do curso de licenciatura


Na USP, principal universidade do país, quase a metade dos universitários que entram em cursos para formar professores afirma que não deve seguir no magistério. A situação refere-se à formação de docentes de matemática e de física para os ensinos fundamental e médio, matérias que possuem deficit de mais de 200 mil professores no país, segundo o último levantamento da União. O desejo foi apurado em pesquisa da Faculdade de Educação da própria USP.

Aos calouros de 2010 perguntou-se se gostariam de atuar no magistério ao se formar. Em física, 47,6% disseram que não ou que tinham muitas dúvidas. Em matemática, 45,2%. Sobre os motivos que levaram a escolher a licenciatura na USP, a opção trabalhar como professor foi a quarta mais citada. Perdeu para gratuidade do curso; possibilidade de ida à pós-graduação; e "gosto" por educação ou exatas.

Ou seja, boa parte espera usar o diploma para disputar vagas fora das escolas básicas. Pode ser no ensino superior ou até fora da área de educação.

"É preciso melhorar a carreira dos professores, para atrair esses estudantes. E a USP também poderia tentar incentivar mais seus alunos a seguirem no magistério", diz a pedagoga Luciana França Leme, autora da pesquisa.
(Folha)
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