06 março 2012

Justiça suspende expulsão de aluno que invadiu prédio da USP

Estudantes da USP fazem protesto em repúdio à expulsão de seis alunos

A Justiça concedeu um mandado de segurança em favor de Marcus Padraic Dunne, ex-aluno da USP, expulso da universidade sob a acusação de ter invadido e ocupado um dos prédios da instituição em 18 de março de 2010. O mandado foi expedido pela 10ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo.

Segundo o juiz, "a pena imposta pode ter eventualmente se revelado desproporcional". Desse modo, ele determinou a suspensão do ato administrativo que resultou na suspensão do aluno. A decisão é provisória e o caso ainda será julgado.

Em nota, a USP disse que "está tomando as providências cabíveis para esclarecer os pontos que embasaram a decisão junto ao juiz."

EXPULSÃO
A expulsão foi publicada em dezembro nas páginas do "Diário Oficial" de São Paulo, após processo administrativo disciplinar movido pelo Coseas contra os alunos. Segundo o despacho do reitor Rodas, foram desligados da universidade dois alunos da ECA (Escola de Comunicação e Artes) e quatro alunos da FFLCH (Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas).

Ao todo treze alunos foram processados; cinco foram absolvidos por falta de provas e outros dois foram julgados culpados, mas não fazem mais parte da universidade.

Os alunos foram punidos por uma suposta participação na invasão do bloco da sala da assistência social, localizado no Bloco G da universidade, feito por um grupo de alunos moradores do Crusp que reivindicavam, entre outras coisas, a melhoria nas condições de moradia e o aumento do número de vagas no conjunto residencial da universidade.
(Fonte: Folha)
Compartilhar:

0 comments:

Postar um comentário

Copyright © Blog do Monteiro | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com