07 fevereiro 2012

OAB repudia uso de crianças por PMs grevistas na Bahia

Grevistas liberam 8 e retêm 7 crianças no prédio Assembléia Legislativa 
A Ordem dos Advogados do Brasil emitiu nota nesta segunda-feira (6), para repudiar o uso de crianças como escudo humano por policiais militares em greve na Bahia. O objetivo é impedir a entrada de soldados do Exército que tentam cumprir 11 mandados de busca e apreensão contra líderes do movimento, que estão na Assembleia Legislativa, em Salvador.
"É grave expor as crianças e a esse tipo de situação. Usá-las como escudo humano para sensibilizar a opinião pública sobre a manifestação que estão fazendo é uma irresponsabilidade, além de ser um crime previsto no ECA. Conforme o artigo 232 do estatuto, submeter criança e adolescente, sob autoridade, guarda ou vigilância dos pais ou responsáveis, a exame ou a constrangimento prevê pena de detenção de 6 meses a dois anos", afirmou Ariel Castro, vice- presidente da Comissão Nacional da Criança e do Adolescente da OAB e presidente da Fundação Criança.
Segundo Castro, os pais podem perder a guarda dos filhos pelo descumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). "O artigo 5 do ECA fala que nenhuma criança ou adolescente pode ser exposta a violência, crueldade ou opressão. Só o fato de elas estarem ali já configura descumprimento do estatuto, seja por parte dos pais ou de terceiros, que neste caso são os militares das forças acionadas para dar segurança ao Estado."
(Fonte: IG)
Compartilhar:

0 comments:

Postar um comentário

Copyright © Blog do Monteiro | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com