O Estado de S. Paulo publicou
um editorial contundente nesta quinta-feira (4) criticando a proposta de anistia
para os envolvidos nos atentados contra a democracia durante o 8 de janeiro de
2023, posicionando-se firmemente contra a iniciativa. Segundo o veículo, a
articulação de políticos e autoridades em torno de um projeto de anistia para
os golpistas não apenas fere os princípios jurídicos, mas também representa uma
ameaça moral e política ao Estado Democrático de Direito no Brasil.
De acordo com o editorial, enquanto o Supremo Tribunal Federal
(STF) julgava os acusados de violar a ordem constitucional, figuras políticas
de destaque, incluindo o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas
(Republicanos), estavam nos bastidores tentando negociar um perdão para os
réus. O jornal destaca que essa proposta de anistia não só é “juridicamente
teratológica”, mas também “moralmente inaceitável”, apontando que, em vez de
proteger os réus, ela visa isentar os principais responsáveis pelos ataques ao
Estado de Direito.
O texto enfatiza que a anistia proposta poderia livrar do
julgamento não apenas os manifestantes, mas também os líderes do movimento
golpista, incluindo Jair Bolsonaro (PL), que, segundo o Estadão, trabalhou para
subverter a ordem democrática do país. A crítica do jornal se concentra,
principalmente, na maneira como figuras da política brasileira parecem dispostas
a encobrir os responsáveis por atos ilegais, em detrimento da justiça e da
verdade histórica.

0 comments:
Postar um comentário