09 junho 2025

INSS: Áudios revelam como call centers enganam idosos

“Para sua segurança, este contato será gravado.” A frase, comum em ligações de telemarketing, esconde um esquema que movimentou mais de R$ 6 bilhões em descontos indevidos de aposentadorias e pensões. O Fantástico teve acesso a áudios e relatos que mostram como idosos são enganados por atendentes treinados para confundir e induzir respostas afirmativas. “Era um script pronto. A gente falava sem parar, sem deixar o cliente pensar”, conta uma ex-funcionária de call center. O caso de Neacir Serrano de Oliveira, de 83 anos, é ainda mais absurdo. Durante 10 meses, ele teve R$ 45 descontados mensalmente para uma associação chamada Cebap. Ex-funcionários de call centers confirmam que gravações são forjadas. “Quando alguma autoridade precisava de uma comprovação, alguém fingia ser o idoso e fazia a voz do idoso e nós conseguíamos o ok”, revela uma ex-atendente.

Compartilhar:

0 comments:

Postar um comentário

Copyright © Blog do Monteiro | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com