O ministro interino da
Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, avaliou nesta quinta-feira, 4,
que o uso de câmeras corporais por policiais é um caminho sem volta e que, mais
cedo ou mais tarde, todos os estados devem aderir à tecnologia. O governo
federal pretende apresentar, em fevereiro, diretrizes nacionais para o uso
desses equipamentos. “A gente tem a convicção de que esse é um processo
de convencimento e que a gente vai, paulatinamente, conseguir com que todos
passem a estar integrados. Câmera corporal é um caminho sem volta. Eu tenho a
convicção de que ele [o equipamento], aos poucos, vai galvanizar porque ele
protege a atividade policial. Ele protege o bom policial e ajuda na cadeia de
custódia das provas, a consolidar provas. Eu acho que esse é um processo sem
fim e tenho convicção de que todos vão acabar aderindo”, comentou, ao ser
questionado sobre as ações do governo de São Paulo contrárias ao uso de câmeras
corporais por policiais. A fala do secretário executivo do Ministério da
Justiça e Segurança Pública, que atualmente está como ministro interino da
pasta, ocorre dois dias após o governador de São Paulo, Tarcisio de Freiras,
afirmar que essa tecnologia não aumenta a segurança dos cidadãos. Em 2023, o
programa de câmeras corporais da polícia do estado sofreu cortes de 37% no
orçamento previsto.
05 janeiro 2024
Reginaldo Monteiro
Administrador do Blog

0 comments:
Postar um comentário