17 setembro 2022

Educação: Após pandemia, aprendizado no Brasil piora em todos os níveis escolares

Com escolas fechadas e a implantação do ensino remoto em meio à pandemia, o Brasil registrou piora no aprendizado de estudantes em todos os níveis escolares. Os resultados são do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021 e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Esses são os primeiros indicadores desde o início da crise sanitária. Mesmo diante da necessidade de um diagnóstico das perdas de aprendizagem, o ministro da Educação, Victor Godoy, afirmou que os dados devem ser interpretados com cautela, pois podem apresentar uma visão distorcida sobre a realidade da educação no país. "Tivemos perdas decorrentes do longo período de escolas fechadas e dificuldades históricas enfrentadas no sistema de ensino em razão da pandemia", disse. A etapa que sofreu o maior impacto, de acordo com o Saeb, foi a da alfabetização. A pontuação obtida pelos alunos do 2º ano do ensino fundamental em língua portuguesa caiu de 750 pontos, em 2019, em média, para 725,5. As pontuações são distribuídas em 8 níveis, de acordo com os conteúdos aprendidos. A queda de 24,5 pontos entre um ano e outro significa que a média brasileira caiu em um nível. A proporção dos estudantes do 2º ano nos três primeiros níveis, ou seja, que não conseguem sequer ler palavras isoladas, passou de 15,5% em 2019 para 33,8%, em 2021. Na outra ponta, a parcela daqueles no nível 8, o mais alto, caiu de 5% para 3%. Em matemática, a percentagem dos estudantes nos três primeiros níveis passou de 15,9% em 2019 para 22,4% em 2021. Esses alunos não são capazes de resolver problemas de adição ou subtração.


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