O anúncio de encerramento da produção
de veículos da Ford no Brasil completa
um mês nesta quinta-feira (11). Após um século produzindo no Brasil, a
montadora já encerrou as atividades produtivas em Camaçari (BA) e deve fechar
as unidades de Taubaté (SP) e Horizonte (CE), de jipes Troller, até o final do
ano. Os veículos continuarão sendo vendidos no Brasil, mas serão importados
da Argentina e
do Uruguai. Com a
saída da multinacional do país, além das 5 mil demissões já anunciadas, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômico
(Dieese) estima uma perda potencial de mais de 118.864 mil postos de trabalho, somando diretos,
indiretos e induzidos — o
que representa uma perda de massa salarial da ordem de R$ 2,5 bilhões ao ano. Além
disso, pode haver uma queda na arrecadação de tributos e contribuições de R$ 3
bilhões ao ano. Cada R$ 1 gasto na indústria automobilística acrescenta R$ 1,40
no valor agregado da economia, informou a entidade. Na semana passada, a
Justiça do Trabalho suspendeu as demissões nas fábricas de Taubaté (SP) e Camaçari (BA) até
que as negociações com os sindicatos sejam encerradas. As liminares foram
expedidas na sexta-feira (5) em resposta a ações movidas pelo Ministério
Público do Trabalho (MPT). A Ford recorreu das decisões.
11 fevereiro 2021
Reginaldo Monteiro

Administrador do Blog

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