17 junho 2020

PEDERNEIRAS: Presidente da Câmara emite nota sobre crucifixo

O presidente da Câmara Municipal de Pederneiras, vereador Danilo Alborghetti, emitiu nota na manhã desta quarta-feira (17), sobre a polêmica criada em rede social em razão do crucifixo existente na sede do legislativo. A Nota diz que, com a construção de novas salas para abrigar servidores, construídas ao fundo do plenário, o crucifixo se manteve no mesmo local, no interior de uma delas. “Portanto, o Crucifixo está na Câmara Municipal, à disposição de todos os munícipes que ainda não acessaram o local”.

Quanto ao questionamento feito pelo vereador Chapéu, em relação ao crucifixo e a resposta de que o Estado é laico, o presidente da Câmara esclarece na Nota que “O Estado é Laico e deve tratar todos os seus cidadãos igualmente, independentemente de sua escolha religiosa, e não deve dar preferência a indivíduos de certa religião. O Estado também deve garantir e proteger a liberdade religiosa de cada cidadão, evitando que grupos religiosos exerçam interferência em questões políticas. Por outro lado, isso não significa dizer que o Estado é ateu, ou agnóstico. A descrença religiosa é tratada da mesma forma que os diversos tipos de crença. A história está preservada. Mas pessoas deturparam os fatos e se aproveitaram da ocasião para transformar em ato político, infelizmente. Contra fatos não há argumentos. Quem não preserva o passado, não valoriza o futuro”.

Abaixo, a íntegra da Nota:

“Doado ao Poder Legislativo em 18/04/1997, sob patrimônio nº 0242 na Relação de Bens Patrimoniais da Câmara, o Crucifixo foi tema de debate nas redes sociais nos últimos dias.
Sucintamente, desde o ano de 2009 (quando o Prédio da Irmãs foi vendido à Prefeitura Municipal e para Câmara), o referido Crucifixo, esteve alocado ao fundo do Plenário Dr. Alberto Clementino Moreira, conforme ilustra a imagem 1.
Há alguns meses, devido novas contratações de funcionários aprovados em concurso público, se fez necessário a construção de novas salas operacionais. Para isso, foram elas construídas ao fundo do Plenário, avançando novas paredes (de madeira).
Com isso, o crucifixo se manteve no mesmo local de início, estando então, no interior da sala de Assessoria de Imprensa da Casa, intacto e preservado, conforme ilustra a imagem 2.
Portanto, o Crucifixo está na Câmara Municipal, à disposição de todos os munícipes que ainda não acessaram o local.
Na última reforma, foi inserido na nova parede, um grande adesivo que ilustra os prédios históricos do município, dentre eles, a imagem da Igreja Matriz de São Sebastião, conforme ilustra a imagem 3.
Existe um outro crucifixo na fachada externa do Prédio, esse em aço, naturalmente com o passar do tempo (há décadas), se deteriorou com a ferrugem. Em manutenção realizada recentemente na fachada do prédio, constatou-se que o crucifixo corre risco de queda, podendo causar uma tragédia, por isso ele deverá ser retirado para devida manutenção, conforme ilustra imagem 4.
Em momento algum a Câmara Municipal foi procurada por pessoas ou instituições interessadas em saber sobre a real situação, vindo a Câmara, por esta nota, a manifestar-se.
“O Estado é Laico e deve tratar todos os seus cidadãos igualmente, independentemente de sua escolha religiosa, e não deve dar preferência a indivíduos de certa religião. 
O Estado também deve garantir e proteger a liberdade religiosa de cada cidadão, evitando que grupos religiosos exerçam interferência em questões políticas. Por outro lado, isso não significa dizer que o Estado é ateu, ou agnóstico. A descrença religiosa é tratada da mesma forma que os diversos tipos de crença.
A história está preservada. Mas pessoas deturparam os fatos e se aproveitaram da ocasião para transformar em ato político, infelizmente. Contra fatos não há argumentos. Quem não preserva o passado, não valoriza o futuro.”


Compartilhar:

0 comments:

Postar um comentário

Copyright © Blog do Monteiro | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com