O presidente da Câmara Municipal de Pederneiras, vereador Danilo
Alborghetti, emitiu nota na manhã desta quarta-feira (17), sobre a polêmica
criada em rede social em razão do crucifixo existente na sede do legislativo. A Nota diz que,
com a construção de novas salas para abrigar servidores, construídas ao fundo
do plenário, o crucifixo se manteve no mesmo local, no interior de uma delas. “Portanto, o Crucifixo está na Câmara Municipal, à
disposição de todos os munícipes que ainda não acessaram o local”.
Quanto ao questionamento feito pelo vereador Chapéu, em relação ao
crucifixo e a resposta de que o Estado é laico, o presidente da Câmara
esclarece na Nota que “O Estado é Laico e deve tratar todos os seus cidadãos igualmente,
independentemente de sua escolha religiosa, e não deve dar preferência a
indivíduos de certa religião. O Estado também deve garantir e proteger a liberdade religiosa de
cada cidadão, evitando que grupos religiosos exerçam interferência em questões
políticas. Por outro lado, isso não significa dizer que o Estado é ateu, ou
agnóstico. A descrença religiosa é tratada da mesma forma que os diversos tipos
de crença. A história está preservada. Mas pessoas deturparam os fatos e
se aproveitaram da ocasião para transformar em ato político, infelizmente. Contra
fatos não há argumentos. Quem não preserva o passado, não valoriza o futuro”.
Abaixo, a íntegra da Nota:
“Doado ao Poder Legislativo em 18/04/1997, sob
patrimônio nº 0242 na Relação de Bens Patrimoniais da Câmara, o Crucifixo foi
tema de debate nas redes sociais nos últimos dias.
Sucintamente, desde o ano de 2009 (quando o
Prédio da Irmãs foi vendido à Prefeitura Municipal e para Câmara), o referido
Crucifixo, esteve alocado ao fundo do Plenário Dr. Alberto Clementino Moreira,
conforme ilustra a imagem 1.
Há alguns meses, devido novas contratações de
funcionários aprovados em concurso público, se fez necessário a construção de
novas salas operacionais. Para isso, foram elas construídas ao fundo do
Plenário, avançando novas paredes (de madeira).
Com isso, o crucifixo se manteve no mesmo local
de início, estando então, no interior da sala de Assessoria de Imprensa da
Casa, intacto e preservado, conforme ilustra a imagem 2.
Portanto, o Crucifixo está na Câmara Municipal, à
disposição de todos os munícipes que ainda não acessaram o local.
Na última reforma, foi inserido na nova parede,
um grande adesivo que ilustra os prédios históricos do município, dentre eles,
a imagem da Igreja Matriz de São Sebastião, conforme ilustra a imagem 3.
Existe um outro crucifixo na fachada externa do
Prédio, esse em aço, naturalmente com o passar do tempo (há décadas), se
deteriorou com a ferrugem. Em manutenção realizada recentemente na fachada do
prédio, constatou-se que o crucifixo corre risco de queda, podendo causar uma
tragédia, por isso ele deverá ser retirado para devida manutenção, conforme
ilustra imagem 4.
Em momento algum a Câmara Municipal foi procurada
por pessoas ou instituições interessadas em saber sobre a real situação, vindo
a Câmara, por esta nota, a manifestar-se.
“O Estado é Laico e deve tratar todos os seus
cidadãos igualmente, independentemente de sua escolha religiosa, e não deve dar
preferência a indivíduos de certa religião.
O Estado também deve garantir e proteger a
liberdade religiosa de cada cidadão, evitando que grupos religiosos exerçam
interferência em questões políticas. Por outro lado, isso não significa dizer
que o Estado é ateu, ou agnóstico. A descrença religiosa é tratada da mesma
forma que os diversos tipos de crença.
A história está preservada. Mas pessoas
deturparam os fatos e se aproveitaram da ocasião para transformar em ato
político, infelizmente. Contra fatos não há argumentos. Quem não preserva o passado,
não valoriza o futuro.”


0 comments:
Postar um comentário