O presidente Jair Bolsonaro – que mal aprendeu o significado
das expressões “sentido” e “descansar” (atuou com indisciplina no
exército) -, chamou nesta segunda-feira (16) de “energúmeno” o educador Paulo
Freire, patrono da educação brasileira, e declarou que a programação da TV
Escola “deseduca”. Bolsonaro fez as afirmações contra Paulo Freire e a TV Escola na
saída da residência oficial do Palácio da Alvorada, enquanto conversava e
tirava fotos com apoiadores, e foi questionado sobre o tema. O presidente
defendeu a decisão do ministério de não renovar o contrato e disse que a
audiência da TV Escola é muito baixa. “Você conhece a programação da TV Escola?
Deseduca”, afirmou o presidente. De acordo com o presidente, as mudanças
que a sua gestão implementa terão reflexos na educação do país num prazo entre
cinco e 15 anos. Ao concluir o argumento, ele chamou o educador Paulo Freire de
“energúmeno”. Paulo Freire foi declarado o patrono da educação brasileira em 2012. O educador
desenvolveu uma estratégia de ensino baseada nas experiências de vida das
pessoas, em especial na alfabetização de adultos. Uma dos livros de Freire,
"Pedagogia do Oprimido", é o único livro
brasileiro a aparecer na lista dos 100 títulos mais pedidos pelas
universidades de língua inglesa consideradas pelo projeto Open Syllabus.
16 dezembro 2019
Reginaldo Monteiro
Administrador do Blog

0 comments:
Postar um comentário