16 dezembro 2019

2019: Ano em que o sarampo voltou a assustar o Brasil


O ano de 2019 foi de preocupação para milhões de brasileiros, com o avanço do surto de sarampo para a maior parte do território nacional — no ano passado, os casos se concentraram na região Norte. Em grande parte, os mais de 10 mil registros confirmados da doença em 2018 estavam ligados à migração de pessoas vindas da Venezuela, país que enfrenta uma crise econômica e problemas graves na saúde pública. Entretanto, especialistas afirmam que o aumento dos casos de sarampo em 2019 não tem a ver com a Venezuela. O estado mais atingido no surto deste ano foi São Paulo, uma das principais portas de entrada de viajantes internacionais no Brasil e conexão para países sul-americanos. "A epidemia aqui em São Paulo começa, provavelmente, porque a gente ainda tinha muito sarampo em vários países do mundo inteiro, incluindo Europa e Estados Unidos. E lógico, a porta de entrada do nosso país é aqui, o município de São Paulo, pelo fluxo de pessoas que entram e saem aqui do nosso estado. Então, a partir daí, entra um vírus de muito fácil transmissão, que consegue infectar 95 em cada 100 pessoas que tiveram contato com ele [se não estiverem vacinadas]", observa a infectologista Rosana Richtmann, médica do Instituto de Infectologia Emílio Ribas e consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia.
Compartilhar:

0 comments:

Postar um comentário

Copyright © Blog do Monteiro | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com