30 novembro 2019

"CAPITÃO DO MATO": Ação questiona indicação de Sérgio de Camargo para Fundação Palmares

Uma ação popular questiona na Justiça a indicação do jornalista Sérgio Nascimento de Camargo para o cargo de presidente da Fundação Palmares. A ação, movida pela subprocuradora-geral do Trabalho Edelamare Barbosa Melo e pela psicopedagoga Eliana Santos Souza, argumenta que a indicação de Camargo contraria o interesse público. "É todo um conjunto de condutas e discursos homofóbicos, xenofóbicos, racistas e misóginos, que vão de encontro com a função da Fundação, de preservar a história e a cultura africanas e indígenas. Que trabalho este homem poderia exercer lá?”, questiona Edelamare. A nomeação de Sérgio Camargo foi feita pelo secretário executivo adjunto da Casa Civil da Presidência da República, Fernando Wanddscheer de Moura Alves, na quarta-feira (27/11). O ato causou revolta nas entidades que defendem os direitos da população negra, uma vez que Camargo já deu declarações nas quais contesta a existência de racismo no Brasil, diz que a escravidão foi benéfica e defende o fim do movimento negro. Até mesmo seu irmão, o músico Wandico Camargo, se posicionou contra a nomeação e chamou o parente de "capitão do mato". A ação popular está na 9ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Distrito Federal e foi protocolada na sexta-feira (29/11). Apesar de ser membro do Ministério Público do Trabalho (MPT), Edelamare explica que a ação não foi movida pelo órgão, mas por ela e Eliana como cidadãs. “É uma ação inovadora, porque é um membro do MPT atuando como cidadão, mas estou fazendo isso com muita tranquilidade. Estou muito confortável. Porque estou lutando para que não se tenha uma atuação no sentido contrário daquilo que defendo como membro da sociedade cívil e como membro do MPT, que é o enfrentamento ao racismo”, diz.
Compartilhar:

0 comments:

Postar um comentário

Copyright © Blog do Monteiro | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com