25 outubro 2019

MINERAÇÃO ILEGAL: Botos da Amazônia estão contaminados com mercúrio


Os botos da Amazônia estão contaminados por mercúrio, possível consequência do uso deste metal em atividades de mineração na região, revelou nesta quarta-feira 23 um informe realizado por várias organizações, entre elas o Fundo Mundial para a Natureza (WWF). Para o estudo, os pesquisadores coletaram amostras de 46 golfinhos de rio entre 2017 e 2019. “É uma boa amostra, todos apresentaram algum nível de contaminação por mercúrio, e pelo menos metade deles um nível alto”, explicou à AFP Marcelo Oliveira, especialista em conservação da WWF Brasil. “A mineração ilegal e o mercúrio ameaçam a vida na Amazônia e na Orinoquia. 100% dos golfinhos de rio marcados entre 2017 e 2018 estavam contaminados com mercúrio, especialmente os da bacia do Orinoco, onde existe um grande arco de mineração ilegal”, perto da fronteira entre a Colômbia e a Venezuela, detalhou o informe. O mercúrio é utilizado na mineração para separar o ouro de outros elementos, e é altamente poluente. Oliveira considera, porém, que o garimpo não é o único problema. “O mercúrio existe de forma natural na Amazônia, mas o que ocorre é que ele também é decorrente das queimadas, desmatamento, assoreamento dos rios (…) Então esse mercúrio sai da sua forma natural e é levado para água e entra na cadeia alimentar através dos peixes”, lamenta. As altas taxas de mercúrio observadas no organismo dos botos representam, igualmente, uma verdadeira “ameaça” à saúde das 20 milhões de pessoas que vivem na região amazônica, que consomem peixes contaminados.
Compartilhar:

0 comments:

Postar um comentário

Copyright © Blog do Monteiro | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com