Devido ao
forte aumento do desmatamento na Amazônia brasileira, o Ministério alemão do
Meio Ambiente decidiu suspender o financiamento de projetos para a proteção da
floresta e da biodiversidade, anunciou a ministra responsável pela pasta,
Svenja Schulze, em entrevista ao jornal Tagesspiegel neste sábado (10). “A
política do governo brasileiro na Região Amazônica deixa dúvidas se ainda se
persegue uma redução consequente das taxas de desmatamento”, declarou a
ministra ao jornal alemão, apontando que somente quando houver clareza, a
cooperação de projetos poderá continuar. Segundo a reportagem, num primeiro
passo, trata-se de projetos no valor de 35 milhões de euros (cerca de 155
milhões de reais), provenientes da iniciativa para proteção climática do
Ministério do Meio Ambiente em Berlim. De acordo com o órgão, desde 2008, já
foram disponibilizados 95 milhões de euros (por volta de 425 milhões de reais)
através dessa iniciativa para projetos de proteção florestal no Brasil. “Embora
o governo do presidente direitista, Jair Bolsonaro, esteja comprometido com o
objetivo do Acordo Climático de Paris de reduzir o desmatamento ilegal de
florestas a zero até 2030 e de iniciar o reflorestamento maciço, a realidade é
outra”, escreveu o jornal alemão. “Um dos maiores defensores de Bolsonaro é o
lobby agrário.” Segundo a reportagem do Tagesspiegel, o Ministério do Meio
Ambiente em Berlim também defende que a participação alemã no Fundo Amazônia
seja revista.
11 agosto 2019
Reginaldo Monteiro
Administrador do Blog

0 comments:
Postar um comentário