As fabricantes de automóveis Volkswagen e a Fiat, além da MAN, montadora
de caminhões, e da CNH Industrial, que produz tratores e também caminhões,
relatam não terem alterado planos de ampliar as exportações, entrando até em
novos mercados, depois que o dólar inverteu a curva de valorização sobre o
real. "O dólar é uma variável incontrolável. Então, procuramos depender
menos do que não podemos controlar", afirma Roberto Cortes, presidente da
MAN, onde a meta é, em três anos, aumentar de 15% para mais de 30% a parcela da
produção dedicada a mercados internacionais. Na mesma linha, Francesco
Abbruzzezi, diretor de operações comerciais da Fiat Chrysler Automobiles (FCA),
diz que reavaliações nas estratégias de exportação vão depender mais da
trajetória do câmbio no médio e longo prazo. Representante de uma indústria que
está aumentando o quanto pode as exportações para diminuir a ainda acentuada
ociosidade das fábricas, a Anfavea, associação das montadoras, considera que o
setor tem condições de competir no exterior mesmo se o dólar voltar para R$
3,10. Por outro lado, a Abimaq, associação que abriga os fabricantes de
máquinas e equipamentos, avalia que o impacto negativo já se nota na queda de
13% das exportações do setor de junho para julho.
13 setembro 2016
Reginaldo Monteiro

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