24 agosto 2016

GASTRONOMIA: Temperos alternativos ao sal

O sal é o tempero mais conhecido dos cozinheiros e a falta dele pode tornar um belo prato em uma comida insossa e sem graça, mas também é possível pecar pelo excesso de sal e tornar o prato intragável. Além disso, existem muitas pessoas que sofrem de condições médicas, como hipertensão, que devem fugir desse mineral, sob pena de sofrerem graves consequências na saúde. A boa notícia é que o sal é apenas um dos temperos usados na culinária. Ervas frescas ou secas, pimenta, azeite, vinagre, bebidas e até frutas podem ser usadas para dar sabor ao alimento. O chimichurri, por exemplo, é um molho clássico de origem uruguaia e argentina que leva orégano, pimenta calabresa, alecrim, tomilho, salsinha, azeite e vinagre e, pasme, nenhum sal. Nem sempre lembrado na hora de temperar a comida, o limão, por exemplo, é um grande aliado da gastronomia. “O limão é um clássico. E você pode usá-lo sozinho ou combiná-lo com frutas ou temperos ácidos como laranja e vinagre”, comenta o chef Paulo Machado, idealizador de um instituto de pesquisas gastronômicas que leva o seu nome, em Campo Grande (MS), de acordo com a Academia da Carne Friboi. A Friboi lista uma série de temperos alternativos ao sal e suas respectivas combinações de carnes, segundo o chef Júnior Mondim. Conheça:
Carne assada: cebola, cebolinha, alho, cominho, cravo-da-Índia, canela, gengibre fresco, pimenta calabresa, salsa, mostarda em pó, tomilho.
Carne grelhada: coentro, pimenta calabresa, alecrim, folhas de louro.
Carne cozida: folhas de louro, mostarda, noz-moscada, orégano, páprica doce ou picante, pimenta preta, salsinha, tomilho, salsão, coentro.
Compartilhar:

Outras postagens

Copyright © 2025 Blog do Monteiro | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com