O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel),
João Rezende, explicou que a era da internet ilimitada está chegando ao fim.
Apesar de cautelar da agência publicada nesta segunda-feira (18) ter proibido
por 90 dias as empresas de banda larga fixa de reduzirem a velocidade da
conexão ou cortarem o acesso, Rezende afirmou que a oferta de serviços deve ser
"aderente à realidade". "Não podemos trabalhar com a noção de
que o usuário terá um serviço ilimitado sem custo", afirmou Rezende.
"Em nem todos os modelos cabe ilimitação total do serviço, pois não vai
haver rede suficiente para tudo." O presidente da Anatel reconheceu,
porém, que a culpa, nesse caso, é das empresas, que "deseducaram" o
cliente. "Acho que as empresas, ao longo do tempo, deseducaram os
consumidores, com essa questão da propaganda de serviço ilimitado, infinito.
Isso acabou, de alguma maneira, desacostumando o usuário. Foi
má-educação", afirmou. Para Rezende, é importante que a Anatel dê
garantias para que não haja um desestímulo aos investimentos pelas companhias
nas redes. "Acreditamos que isso é um pilar importante do sistema. É
importante ter garantias para que não haja desestímulo ao investimento. Não
podemos imaginar um serviço ilimitado."
(Band)