A Mabe Brasil Eletrodomésticos, fabricante responsável pelas
marcas Continental, Dako, GE, BSH e Bosch, teve a falência decretada no último
dia 10 em processo na 2ª Vara Judicial da Comarca de Sumaré (SP). A multinacional
mexicana que produzia fogões e geladeiras vinha em processo de recuperação
judicial há alguns anos e, desde dezembro de 2015, já vem enfrentando problemas
com trabalhadores, que acamparam nas portas das fábricas por falta de recebimento
de direitos trabalhistas após as demissões e, ainda, salários atrasados. Outra
ponta que pode acabar sofrendo consequências é o consumidor que tem pendências
como entregas e produtos das marcas da Mabe. Por conta disso, o Procon-SP
divulgou um material de como proceder a partir da falência da empresa. O
consumidor que tiver um produto destas marcas que apresente algum problema
poderá procurar o lojista/comerciante no qual adquiriu a mercadoria, dando
preferência pela troca por outra de fabricação diversa ou o cancelamento da
compra com restituição dos valores pagos. É importante ter a nota fiscal de
compra e ordens de serviços anteriores para facilitar o atendimento. Se o
consumidor adquiriu produto de uma destas marcas e ainda não foi entregue, pode
procurar o lojista/comerciante no qual adquiriu a mercadoria e solicitar a
troca por outra de fabricação diversa ou o cancelamento da compra com
restituição dos valores eventualmente pagos. Nestes dois casos, não havendo
solução junto ao comerciante, o consumidor poderá registrar reclamação junto ao
Procon de sua cidade.
(Último Segundo)