Em tempos de crise econômica, sobram
cortes de empregos nas empresas. Comunicar a demissão ao funcionário cabe aos
chefes ou profissionais de RH, que nem sempre tomam os cuidados necessários
nessa hora difícil. Na última terça-feira (13), um funcionário da rede social
Twitter afirmou que não conseguiu acessar seu e-mail corporativo, e assim ficou sabendo que estava entre os cortes da empresa. No final do mês
passado, o então ministro da Saúde, Arthur Chioro, soube que estava fora do
cargo por um telefonema da presidente Dilma
Rousseff. Essas práticas são desaconselhadas por especialistas. Um dos pontos
básicos é que o aviso da demissão deve ser feito cara a cara. Lucia Costa,
diretora de transição de carreira da Stato, consultoria de gestão de carreiras,
lista sete orientações para conduzir a demissão de maneira ética e correta,
preservando o profissional e a empresa.
1 - Assuma a
responsabilidade
Elabore um discurso racional da razão da demissão e não fuja da
responsabilidade. Frases como "eu não queria, mas cumpro ordens" ou
"fui voto vencido" mostram fraqueza do líder e expõem a companhia.
Contextualize a situação, comunique o desligamento e diga que a escolha foi sua
(ou também foi sua).
2 - Evite discussões
Caso o profissional não aceite a demissão, não discuta, fique
calmo e repita o discurso da razão do desligamento. Ouça o funcionário com
compreensão, aceite seus sentimentos, responda com atenção suas indagações, mas
comunique a demissão.
3 - Seja objetivo
Justifique racionalmente a demissão, mas não é o momento para
analisar resultados ou dar feedbacks de desempenho e comportamentais. O
discurso deve ser objetivo, claro. Não prolongue a conversa e torne a situação
mais difícil do que já é para o profissional. Trata-se de um comunicado. É preciso frieza para não cair nessa
armadilha. O feedback precisa ser uma prática constante entre patrão e
empregado. Assim, quando chega o momento da demissão, o profissional já deve
ter percebido seu cenário na empresa. A demissão por desempenho não deve ser
uma surpresa.
4 - Não diga que lamenta
Não diga que lamenta a demissão ou que sabe como ele se sente.
Esse é um momento duro e isso só alimenta sentimentos negativos.
5 - Tenha uma testemunha
Cada empresa tem uma cultura, mas é recomendável que um
desligamento seja realizado individualmente, com ao menos uma testemunha, do
RH.
6 - Demita no começo da semana e de manhã. É desejável que o desligamento ocorra em um começo de semana, no período da manhã. Jamais próximo ou em uma data comemorativa.
7 - Indique para outro trabalho só depois da demissão. Se você pode e quer indicar esse profissional para outro trabalho, faça isso. Mas não diga isso no momento da demissão. Fica parecendo pena. Aguarde uma oportunidade posterior.
(Bol)