05 outubro 2015

BAURU: Câmara discute agendamento de consultas médicas por telefone

Dentre os projetos previstos pela pauta da sessão legislativa desta segunda-feira (5), o que deve render mais debates é o que cria a possibilidade de agendamento por telefone de consultas médicas para pessoa com deficiência, com mobilidade reduzida. Se aprovada, a prerrogativa terá de ser aceita em unidades básicas de saúde, além de programas como Saúde da Família, unidades de saúde mental e unidades referenciais. “Aparentemente, não vou enfrentar dificuldades (em aprová-lo) porque o projeto não afeta nenhuma ideologia. Apenas prevê uma facilitação a quem tem alguma dificuldade de locomoção”, comenta o autor da proposta, Paulo Eduardo de Souza (PSB). O projeto considera pessoa com deficiência, com mobilidade reduzida, as acometidas por enfermidade ou deficiência, temporárias ou vitalícias, que não tenham condições de se locomover por conta própria, sem auxílio de outras pessoas ou equipamentos facilitadores como cadeira de rodas e muletas. Segundo o vereador que é médico licenciado do Serviço de Orientação e Prevenção do Câncer (SOPC), órgão municipal, a ideia é simples e a Secretaria de Saúde teria facilidade em executá-la. “Se a Câmara aprovar, vamos estudar uma forma de implementar. A gente já queria ter colocado o agendamento, mas avaliando outras cidades, percebeu que fazer esse tipo de atendimento para especialidade é uma coisa, para saúde de rotina é outra”, afirma o prefeito Rodrigo Agostinho (PMDB). Ele avalia que pessoas com casos não urgentes, como dor de cabeça ou de barriga, por exemplo, não aguardarão atendimento agendado. “Ela vão direto ao posto de saúde. A porta tem de estar sempre aberta”, explica.
(JCnet)
Compartilhar:

Copyright © Blog do Monteiro | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com