A eclusa de Bariri vai ganhar um atracadouro, o que permite agilizar as manobras necessárias para os comboios ultrapassarem o desnível da barragem, com sensível redução no tempo de viagem. O Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo (DH) informou ontem que a nota de serviço para o início das obras foi assinada em 1º de outubro. O prazo de execução das obras é de 12 meses. O valor do contrato para a execução dos serviços é de R$ 42 milhões. O Consórcio Ster-ETC foi o vencedor da licitação. Atualmente, o desmembramento e recomposição das embarcações para passagem nas eclusas são realizados em pontos de espera distantes. A implantação do atracadouro de espera de Bariri faz parte do pacote de R$ 1,5 bilhão para investimentos na Hidrovia Tietê-Paraná, por meio de um convênio entre o governo do estado de São Paulo e a União. Deste montante, R$ 900 milhões são recursos provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e R$ 600 milhões do Tesouro do Estado. O pacote contempla obras e projetos em andamento para ampliação e proteção de vãos de pontes, implantação de terminais hidroviários, substituição de pontes sob o Rio Tietê, desassoreamento e retificação de canais e implantação de barragens e eclusas. A Hidrovia Tietê-Paraná possui 2.400 km de extensão, deste total 800 km no Estado de São Paulo. Conecta cinco estados produtores de grãos: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Paraná. Em 2013, transportou 6,3 milhões de toneladas de cargas como milho, soja, óleo, madeira, carvão e adubo.
(JCnet)