De acordo com o Procon-SP São Paulo, que montou, desde a última
quinta-feira (27), um esquema especial para atender os consumidores durantea
Black Friday, 72% das reclamações recebidas estão concentradas em três empresas.
Em 15 horas (até 10h20) foram registrados 527 atendimentos. A maioria foi feito
pelo telefone 151 (149) e pela página do órgão no Facebook (204). No Twitter,
foram 85 manifestações e no site do Procon 89. As empresas mais reclamadas são:
B2W (Americanas.com, Submarino e Shoptime), Saraiva, e Nova Pontocom
(Pontofrio.com.br, casasbahia.com.br, e extra.com.br). Sites intermitentes
(falha na página), mudança de preço na finalização da compra e produto ou
serviço anunciado indisponívelr epresentam 84% do total de queixas. “Apesar dos
avanços, os resultados da madrugada mostraram que algumas grandes redes de
varejo ainda não aprenderam com os erros de 2013. Respeitar o consumidor é
obrigação das empresas. As companhias serão multadas pelas irregularidades
cometidas”, afirmou, em nota, o diretor executivo do Procon-SP, Alexandre Modonezi.
(IG)