23 agosto 2013

Por que médicos cubanos assustam o Conselho Federal de Medicina?

A virulenta reação do Conselho Federal de Medicina (CFM) contra a vinda de médicos cubanos para trabalhar em áreas absolutamente carentes do país é muito mais do que uma atitude corporativista: expõe o pavor que uma certa elite da classe médica tem diante dos êxitos inevitáveis do modelo adotado na ilha, que prioriza a prevenção e a educação para a saúde, reduzindo não apenas os índices de enfermidades, mas sobretudo a necessidade de atendimento e os custos com a saúde.

Essa não é a primeira investida radical do CFM e da Associação Médica Brasileira contra a prática vitoriosa dos médicos cubanos entre nós. Em 2005, quando o governador de Tocantins não conseguia médicos para a maioria dos seus pequenos e afastados municípios, recorreu a um convênio com Cuba e viu o quadro de saúde mudar rapidamente com a presença de apenas uma centena de profissionais daquele país.

A reação das entidades médicas de Tocantins, comprometidas com a baixa qualidade da medicina pública que favorece o atendimento privado, foi quase de desespero. Elas só descansaram quando obtiveram uma liminar de um juiz de primeira instância determinando em 2007 a imediata “expulsão” dos médicos cubanos.

Dos 371.788 médicos brasileiros, 260.251 estão nas regiões Sul e Sudeste. Neste momento, o governo da presidenta Dilma Rousseff só está cogitando trazer os médicos cubanos, responsáveis pelos melhores índices de saúde do Continente, diante da impossibilidade de assegurar a presença de profissionais brasileiros em mais de mil municípios, mesmo com a oferta de vencimentos bem superiores aos pagos nos grandes centros urbanos.

Compartilhar:

2 comentários:

  1. Vergonhoso. Finalmente o governo do PT encontrou um meio de financiar o regime dos irmãos Castro. Lamento pelos profissionais cubanos que, ao contrário, de médicos de outras nacionalidades que farão parte do programa, irão receber SOMENTE 25% a 40% do valor repassado pelo governo brasileiro aos "canhotos das Ilha". Com certeza, esse deve ser o socialismo que assusta a classe média brasileira.
    O Brasil utiliza Cuba como cooperativa de emprego, Cuba, por sua vez, abastece o arsenal bélico da Coréia do Norte. VIVA Dilma, VIVA Lula, VIVA Dirceu, Genuino, Delúbio, Silvinho. Enfim, VIVA OS PETRALHAS.

    ResponderExcluir
  2. Cada cabeça, uma sentença! Prefiro pensar na possibilidade do Brasil dar início à cultura da medicina verdadeiramente preventiva. Ou continuaremos com a prática da receita e da internação quase sempre prevalecendo.

    ResponderExcluir

Copyright © Blog do Monteiro | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com