Foto: Izaias Buson/Creative Commons
O isolamento social, além de ser causa de depressão, pode diminuir a imunidade do corpo, levando as pessoas a ficarem doentes com mais facilidade e a estarem mais sujeitas a infecções.
Segundo o psiquiatra Paulo Lessa, em entrevista ao Portal da Saúde, produzido pelo Ministério da Saúde, a solidão está diretamente relacionada com a dificuldade do indivíduo se relacionar e se comunicar com os outros, e isso tem a ver com a personalidade.
No entanto, ele diferencia esse comportamento de isolamento de outra situação: há pessoas que preferem ficar sozinhas, por exemplo, para se dedicarem a suas atividades, como trabalhar ou se comunicar com outras pelo computador; nesse caso, é uma opção.
Ele também chama atenção para o fato de que, no mundo moderno, a solidão é maior devido à agitação das cidades grandes, que dificulta que os indivíduos se relacionem.
As pessoas que se sentem solitárias devem buscar a ajuda de um psicoterapeuta, que pode auxiliá-las a rever as situações de vida que as levaram à solidão. A solução para o problema é tentar se relacionar e aumentar o círculo social.
O psiquiatra afirma, inclusive, que a religião, independentemente de qual seja, também pode ajudar muito nesse processo.
(Tribuna)
0 comments:
Postar um comentário