No sábado, Zé 45 e João 45 receberam a equipe “Reciclando Conceitos”, que mantém uma página de facebook sobre educação ambiental com a participação de mais de 600 pessoas, para ouvir as ideias dessa juventude engajada e disposta ajudar na construção de uma “Pederneiras Sustentável”. Também participaram os candidatos a vereança Regina Barrach e “Robinho”.
A ideia do grupo é colocar a sustentabilidade na agenda da sociedade, dos partidos políticos e dos candidatos. Para tanto, Karina Marques e os demais integrantes do grupo fizeram uma breve apresentação do trabalho que realizam em prol do meio ambiente e também do Programa Cidades Sustentáveis, que tem o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável.
Ao final da apresentação, os internautas ambientalistas propuseram aos candidatos que assumissem o compromisso de promover a Plataforma Cidades Sustentáveis e de prestar contas das açõesdesenvolvidas e dos avanços alcançados na área ambiental.
Ciente da importância deste tema para o desenvolvimento do município, Zé 45 convidou-os a debater seu plano de governo e disse que está disposto a realizar ações e projetos que possam tornar nossa cidade um lugar muito melhor para se viver. “Nossa proposta é implementar a coleta de lixo seletiva em todo o município. Contudo, entendo que primeiramente precisamos reciclar o conceito de que o lixo é uma coisa suja e inútil em sua totalidade. O primeiro passo é perceber que o lixo é fonte de riqueza e que para ser reciclado. Temos que investir alto em conscientização, em palestras e projetos ambientais com as crianças nas escolas, pois os benefícios causados com a reciclagem vão além da área ambiental, alcançam também aspectos sociais, já que é fonte de renda para muitas famílias”, comenta.
João 45 lembrou que Pederneiras nunca conquistou o selo de município verde. “As cidades que obtém essa certificação estão comprometidas a executar 10 importantes diretivas ambientais, como eliminar lixões e promover a coleta seletiva e a reciclagem, ampliar e recuperar as matas ciliares, planejar e gerir as áreas verdes municipais, estabelecer programas de educação ambiental na rede de ensino municipal; Implantar programa municipal contra o desperdício de água e estimular a articulação com políticas públicas já existentes; entre outras ações como a criação de um Conselho de Meio Ambiente envolvendo a comunidade local, entre outras. A maioria dessas iniciativas não foi concretizada até agora e Pederneiras perde muito com isso”.
0 comments:
Postar um comentário