Uma cachaça doce como um licor à base de coco e abacaxi foi batizada de Juízo pelo empresário Irineu Bessi. A bebida foi oficialmente lançada na Feira das Nações, versão 2012 em Pederneiras.
“Resolvi batizar de Juízo para ilustrar com uma brincadeira interessante, eu gosto muito de brincar. Quando a gente sai de casa a mãe fala: ‘Menino, toma juízo!’ Mas a gente não acha juízo em forma líquida”, brinca Bessi.
A Juízo, explica Bessi, vai ser analisada daqui a 30 anos. “Eu brinco com meus clientes que daqui a 30 anos vamos nos reunir e analisar se a bebida faz ganhar ou perder o juízo.” Segundo ele, a mistura do coco com o abacaxi e a cachaça provocou um sabor muito interessante. “Temos ainda licores, amarula, batidas, especialmente a caipirinha. Todas prontas e produzidas artesanalmente no engenho.”
A bebida Juízo é o lançamento do engenho, mas o carro-chefe é outra bebida, a base de cachaça, chamada de Segredo. Como era de se esperar, a composição dela não é revelada. “É uma cachaça com mel e mais oito componentes, todos guardados a sete chaves.”
Em tom de brincadeira, Bessi diz: “Eu costumo brincar sempre que ela é segredo até que se tome um litro. Depois de um litro, se conta o segredo”. A Jurupinga já é conhecida do público e muito bem aceita do mercado. “É uma cachaça com vinho e ervas aromáticas , semelhante a um Martini só que a base é de cachaça.”
Irineu Bessi frisa que participa da Feira das Nações de Pederneiras desde o ano de 2000, sempre na barraca Pederneiras. “A barraca é montada para mostrar os produtos da terra, produzidos aqui. Este ano, além do engenho Bessi, havia o salame do Chaves. Além, é claro, de instituições da cidade, como a rede de combate ao câncer, a Associação Protetora dos Animais, associação de bairros e outras.”
Para o empresário, a participação garante divulgação. “O engenho Bessi participa do Circuito Centro Oeste Paulista e a feira é uma exposição que proporciona divulgação dos produtos . É uma oportunidade de conversar com as pessoas, conquistar novo público.”
Engenho fabrica 30 mil litros de cachaça
O engenho Irineu Bessi fabrica por ano 30 mil litros de cachaça. Além de 24 sabores diferentes de licores e oito tipos de batida. A bebida batizada de Segredo, receita que passou de pai para filho, é a mais vendida. Toda a cachaça fabricada no engenho é acondicionada em tonéis de madeira chamada de amendoim e Jequitibá, consideradas neutras. Já as bebidas amareladas ficam depositadas em tonéis de carvalho.
Para ser considerada uma bebida envelhecida ficam depositadas por três anos e a branca, por pelo menos um ano.
0 comments:
Postar um comentário