Democrático e transparente que é, o blog Pederneiras de Fato posta a íntegra da Nota que a Santa Casa de Pederneiras divulgou em seu Facebook na manhã de hoje sobre o artigo "Convênio médico e atendimento decente" aqui divulgado, informando que postaremos um novo artigo demonstrando o equívoco ocorrido na interpretação do episódio, porquanto a entidade filantrópica não é o eixo da questão, mas os convênios médicos (aquele que se paga do bolso mês a mês), destacando-se a UNIMED e estritamente o seu atendimento em Pederneiras:
"Nosso Pronto Socorro, única Unidade Hospitalar no Município de Pederneiras, responsável por aproximadamente 8.000 atendimentos mensais, é custeado com recursos SUS e da Prefeitura Municipal de Pederneiras, a fim de atender toda demanda gerada por este município. Dessa forma, em 2010, devido ao aumento significativo do número de atendimentos dos diversos convênios (SUS, UNIMED, IAMSPE...) nesta Entidade, a atual Diretoria firmou alguns convênios / parcerias com determinadas empresas e com a Unimed - Bauru, a fim de direcionar os atendimentos da Unimed para um Pronto Atendimento específico. Cabe lembrar, que hoje possuímos um PS geral, que atende todos os pacientes igualmente, estabelecendo critérios de urgência / emergência independente do seu convênio médico,bem como valor pago por ele, seguindo os princípios de igualdade preconizados nas diretrizes do SUS. De qualquer forma, esta Diretoria reestruturou um ambulatório médico para atendimento dos diversos convênios, a fim de agilizar algumas consultas ambulatoriais / eletivas devido à sugestão dos usuários e convênios em questão, mas que fique claro, não se trata de um Pronto Socorro / Pronto Atendimento, é apenas um ambulatório médico. Essa mesma Diretoria, onde foi sugerido o termo "falta de gerência" conquistou recursos para implantação de um Pronto Atendimento da Unimed 24 horas, estando programado para ser inaugurado em Agosto/2012; a partir daí poderemos discutir sobre atendimento médico com estruturas parecidas entre pronto Atendimento Unimed Bauru e Pederneiras.
Para fins de esclarecimento, todo atendimento médico SUS e não SUS deverá seguir os mesmos preceitos de humanização, igualdade e equidade.
Com relação aos médicos, os que trabalham nesta Instituição são os mesmos que trabalham na região, inclusive vários deles na Unimed Bauru / Beneficência Portuguesa e Hospital Amaral Carvalho.
Com relação ao citado "esperneio de alguns", podemos encarar como críticas, onde são todas devidamente tabuladas, questionadas e discutidas com todos os interessados e envolvidos, a fim de buscar melhorias contínuas no atendimento dos nossos usuários. Portanto todas são muito bem vindas, desde que com embasamento necessário, passível de discussão.
Para a suposta "falta de gerência", a Diretoria desta Entidade se coloca à disposição para todo e qualquer esclarecimentos, inclusive para explicar como funciona todo o fluxo de trabalho dentro de uma Entidade como essa, evitando comentários desnecessários.
A Santa Casa está de portas abertas para prestar esclarecimentos sobre sua gerência, bem como passível para receber sugestões e críticas que visam a melhoria da Entidade. Dessa forma, sugerimos que ao invés de apenas criticar um determinado serviço, que seja avaliado primeiramente como este está inserido no contexto regional, avaliando que há muitos anos esta Entidade não conquistava as melhorias apresentadas em 2011/2012. Isso é sinal de uma gestão de qualidade, que precisa melhorar sempre !!"
0 comments:
Postar um comentário