28 abril 2016

Alternativa para aproveitar ainda mais os alimentos

Levar a marmita para o trabalho é uma excelente alternativa para se aproveitar muito melhor os alimentos e também faz com que você mantenha uma alimentação mais controlada, saudável e principalmente econômica. O grande truque é pensar na refeição priorizando uma porção apenas de cada grupo alimentar: fibras, proteínas, e carboidratos. Mas, é sempre importante tomar algumas precauções na conservação, e refrigeração dos alimentos. Veja algumas dicas:
1. Aposte em cereais integrais. Quinoa, couscous e triguilho em forma de salada, risotto e quibe magro ou vegetariano são fáceis de fazer, de congelar e de levar. É só preparar uma receita grande, fracionar, e até congelar em porções, para ir fazendo rodízio entre as opções.
2. Durante o trajeto até o trabalho, o ideal é acondicionar a comida em uma bolsa térmica com gelo. Assim, é possível manter a temperatura dos alimentos e evitar que sofram alterações no sabor, na cor e na textura ou até mesmo que estraguem. Assim que chegar lá, acomode sua marmita na geladeira.
3. Legumes refogados, sem nada de molho e preparados com poucos ingredientes, são ótima opção para ser sua fonte de fibras na marmita. As farofas de farinha de milho e mandioca também podem fornecer alguma dose de proteína, com ovos ou peixe.
4. Para evitar contaminação cruzada, o ideal é que os compartimentos de comidas cruas e cozidas sejam separados. Os alimentos devem ser transportados a menos de 10º C ou a mais de 60º C.
5. Em dias de temperaturas altas, existe mais chances de fungos e bactérias proliferarem rapidamente. Quanto mais tempo houver de exposição ao calor, mais chances de desenvolvimento microbiano que pode resultar em intoxicações alimentares.
Compartilhar:

Copyright © Blog do Monteiro | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com