07 fevereiro 2015

OPINIÃO: Prefeitura de Pederneiras vai aderir ao sistema “saco de maldades”?

De todos os lados pipocam problemas que tem a ver com a administração do prefeito Camargo. E de origens diferentes. Informações dão conta de que o passe no transporte coletivo concedido aos legionários mirins de Pederneiras teria sido suspenso. Igualmente, o passe das pessoas a partir de 60 anos de idade teve o mesmo destino.

A suspensão dos passes teria sido decidIda pela empresa Jauense, que presta o serviço de transporte coletivo municipal através de contrato emergencial. Ao que parece, no caso dos legionários mirins, a Jauense estaria disposta a retoma-los. A empresa já teria solicitado da entidade que os representa,  documentação para efeito de cadastramento.

Já em relação às pessoas a partir de 60 anos de idade, o que se pode dizer é que, embora sem legislação específica, fizeram jus ao benefício desde a época da ECCP. Lei municipal recente, de autoria do prefeito Camargo, determina que esse direito seja concedido apenas a idosos a partir de 65 anos, o que vai em direção contrária a muitos municípios brasileiros de pequeno, médio e grande porte. Inclusive para a capital paulista, o governador Geraldo Alckmin implantou, no sistema de transporte da capital sob responsabilidade do Estado, a gratuidade a partir dos 60 anos.

Outra medida que a Jauense teria adotado, diz respeito a retirada dos cobradores das unidades de transporte coletivo a partir das 19 horas. Essa informação foi prestada ao blog pelo vereador Mauro Soldado.  É uma decisão que, sem dúvida, sobrecarrega os motoristas, que tem de dirigir o veículo, receber a tarifa do usuário e devolver a ele troco se for o caso.

Cabe lembrar que o resultado da licitação entre as duas empresas que foram habilitadas para disputar o serviço de transporte coletivo em Pederneiras sequer foi divulgado ainda.  E, sendo esse serviço da competência municipal, não teria cabimento à empresa contratada emergencialmente, estar agindo como se concessionária fosse.

A administração municipal não pode acompanhar esses episódios com ouvidos moucos. Num momento como o que vivemos, retirar ou permitir que retirem benefícios da população seria aderir ao sistema “saco de maldades”, como o que Pederneiras vivenciou num passado recente, quando privou a população dos serviços públicos em várias sextas-feiras, através de simples decreto.

Com a palavra os vereadores, eleitos para serem legítimos representantes do povo.

Reginaldo Monteiro
Compartilhar:

Copyright © Blog do Monteiro | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com