07 abril 2013

SP: Óleo vaza e São Sebastião interdita nove praias


Reginaldo Pupo, de O Estado de S. Paulo
Areia contaminada está sendo retirada das praias  - Reginaldo Pupo/AE
Reginaldo Pupo/AE
Areia contaminada está sendo retirada das praias
Um oleoduto do Terminal Marítimo Almirante Barroso (Tebar), pertencente à Transpetro/Petrobrás, provocou um vazamento de óleo na noite de sexta-feira. Uma quantidade ainda não estimada chegou ao mar pelo canal de São Sebastião, litoral norte de São Paulo, e atingiu ao menos cinco praias: Porto Grande, Deserta, Pontal da Cruz, São Francisco e Cigarras. Por volta das 23 horas, a mancha de óleo teria chegado à região sul de Caraguatatuba.

Por precaução, a Prefeitura de São Sebastião recomendou que turistas e moradores não frequentem nenhuma das nove praias da zona norte da cidade, pois não se sabe ainda a extensão do vazamento. Amanhã, às 10h, os prefeitos de Ilhabela e São Sebastião farão uma vistoria nas praias afetadas. 

O oleoduto está localizado no píer de atracação dos navios petroleiros, que transportam o produto descarregado das embarcações para tanques de armazenamento. Pelo Tebar, passam 55% do petróleo consumido no País.

Pelo menos 300 homens e 10 embarcações participam das ações que tentam impedir que o óleo chegue às praias da região central. Eles utilizam boias de contenção, que foram espalhadas no entorno do píer.

As praias afetadas tiveram a areia e a parte da costeira tomada por óleo. Trabalhadores aplicaram na areia um produto para absorver o óleo, mas a quantidade era grande. A areia contaminada está sendo retirada da praia.

O acidente acontece no momento em que a Petrobrás tenta aprovar no Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) o Estudo e o Relatório de Impacto Ambiental (Eia/Rima) para ampliação do píer, projeto criticado por grande parte dos moradores de São Sebastião e da Ilhabela por causa dos impactos ambientais.

O secretário do Meio Ambiente de São Sebastião, Eduardo Hipolito do Rego, disse que funcionários estão percorrendo as praias para identificar os locais atingidos, assim como agentes da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
(Estadão)
Compartilhar:

0 comments:

Postar um comentário

Copyright © Blog do Monteiro | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com