07 abril 2013

Região de Bauru registra mais de 800 casos de dengue

Reprodução da Internet
Em Bauru, os casos de dengue já ultrapassam os 2 mil

A cidade de Bauru registrou mais de dois mil casos de dengue do início do ano até março. Mesmo diante deste grave cenário, alguns municípios da região se mantêm ilesos quando se trata de doentes. Borebi, que tem trânsito constante de pessoas para Bauru, ainda está invicta. A “fórmula” usada para ocupar essa posição ninguém sabe ao certo, mas há características do município que podem ter cooperado. A população é pequena, com um total de 2.300 incluindo os habitantes da zona rural.

A equipe de fiscalização visita todas as casas da cidade durante o mês, e dois agentes estão na função há mais de 15 anos. Se alguma residência estiver com criadouro ou acumulando lixo, o funcionário notifica o dono e dá prazo de 10 dias para a regularização do imóvel. Caso contrário, será multado.

“Nenhum morador chegou a ser multado. Eles recebem a notificação e regularizam a situação rapidamente. Nossos agentes sabem quais imóveis apresentam problemas, porque são sempre os mesmos. Eles conhecem todos os moradores. A casas são visitadas uma vez por mês”, explica o chefe da Vigilância Sanitária de Borebi, Sinvaldo Ribeiro Novais.  Na região, foram registrados 856 casos da doença até 13 de março. Os números são da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. No mesmo período foram confirmados quatro óbitos ocasionados pela doença nas regiões da Baixada Santista, Presidente Prudente, Sorocaba e Registro.

A secretaria esclarece que o trabalho de campo para o combate e controle da dengue é de responsabilidade de cada um dos municípios. “Conforme diretriz do Sistema Único de Saúde (SUS), o trabalho de campo para o combate e o controle da dengue cabe às prefeituras, por intermédio de suas secretarias municipais de Saúde. O Estado, por intermédio da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), apoia os municípios no combate à dengue mediante a capacitação de pessoal e suporte em ações.”
(JCnet)
Compartilhar:

0 comments:

Postar um comentário

Copyright © Blog do Monteiro | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com