05 novembro 2012

PEDERNEIRAS: A saúde municipal nos dias atuais; ouça o audio

A gravação veio de fonte cuja identidade preservaremos por enquanto. Trata-se de atendimento de saúde (consulta médica) agendado para uma sexta-feira (26.10.2012),  após o decreto de “medidas de contenção” da prefeitura de Pederneiras, em função da grave crise financeira do município que, por decisão do executivo, leva a população a privar-se de atendimentos básicos e necessários.

O diálogo, primeiro com uma atendente, em seguida com a chefa do Posto de Saúde “Julio Bertolini” do bairro Michel Neme, mostra, de forma incontestável,  que neste caso específico de uma paciente e em outros que ocorrem, que as tais medidas prejudicam enormemente a população que busca atendimento na área da saúde.


A consulta, que deveria ter sido feita porque agendada previamente, foi empurrada para provalmente o mês de janeiro de 2013. Ainda assim sem data definida, considerando que ainda não há agenda para o primeiro mês de 2013.

Trechos de falas da chefa do Posto de Saúde:

- E ai a gente foi pego de surpresa. A gente não sabia que ia fechar o posto de sexta-feira...
- ... a gente não tem a vaga pra sua mulher até o fim do ano...
- O que a gente pode fazer é tentar um encaixe ou então vai ter que esperar o fim do ano. No fim de dezembro a gente vai abrir para o ano que vem...

Afinal, as medias estão ou não colocando em risco a saúde da população? Cada cabeça é uma sentença! É clicar abaixo, depois no botão vermelho e ouvir:

Compartilhar:

8 comentários:

  1. minha amiga Matilde deu entrada no pronto socorro no sábado retrasado no período da manha, com pressão alta e muita falta de ar, foi para enfermaria e foi encubada com diagnostico de AVC, foi dopada enquanto aguardava uma vaga na UTI regional, ficamos sábado e Domingo tentando a transferência, o medico que mais se empenhou foi o Samuel, mas também não consegui, a transferência somente foi autorizada na segunda feira a noite para o estadual, após enxames foi constatado que ela estava com pneumonia, isto é fato isto é verdade!

    ResponderExcluir
  2. O corte não estava programado, todas as consultas foram remarcadas, mas logicamente que não teria vaga para todos.

    Tenho a opinião de que se a pessoa está passando mal, posto de saúde não é lugar para emergências e sim para tratamento rotineiro, ou consultas de rotinas.

    Se a pessoa necessita de um atendimento de emergência temos a Santa Casa que embora não tenha muitos recursos ao meu ver tenta prestar todos os cuidados necessários para a população.

    Não defendo nem um nem outro, acho que temos que ter um minimo de bom senso pois nada é perfeito, muito menos nós seres humanos.

    Comentando sobre a atitude de nossa prefeita Ivana, não falo que ela está certa nem errada, uma atitude perante a 'falta de dinheiro' ela teria que fazer. Agora se foi a melhor decisão tomada isso cada pessoa terá uma opinião pois cada um tem uma visão de negócios.

    Andando pela cidade percebi algumas obras paralisadas também pois não sei dizer se está ligada a esses cortes.

    Para finalizar devemos apurar os acontecimentos tendo uma visão ampla e descentralizada...

    Ps: Lembrando que a Santa Casa, isso inclui o Pronto Socorro não é de responsabilidade da Prefeitura.

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se alguem da sua familia precisar de um atendimento de urgencia e morrer na enfermaria, com certeza vc ira mudar de ideia, pois os familiares da prefeita e de seus puxa sacos tem atendimento diferenciados! tem gente que gosta de apanhar e pede mais, espere mais um pouquinho pois vai piorar!

      Excluir
    2. Meu caro(a).

      Já estive tive que utilizar do serviço de emergencia da Santa Casa e fui muito bem atendido, dentro do que eles podiam me atender.

      Era o que eu merecia? acredito que não, mas não me negaram atendimento muito menos atenção em transferencia para um hospital com melhores recursos da região.

      Esperar mais o que? não acho que irá piorar não, pois temos uma das melhores administrações publicas do estado de São Paulo, com crescimento do PIB da cidade e crescimento de renda.

      Erros todos cometemos e estamos passível a comete-los. Até você. Agora se você se acha a pessoa mais esperta do mundo, fica a dica do desafio do comentário abaixo, se coloque como prefeito(a) de Pederneiras e informe uma solução melhor.

      Excluir
  3. O comentário do Val Grana acima, trata se de fato de algo a ser seriamente investigado. Isso na minha opinião trata-se de uma critica a ser abordada e se não até ser cobrado uma resposta da Santa Casa em relação a essa situação. Uma vez que o diagnostico foi dado errado e ações foram tomadas para uma situação, porem na vdd era outro. Analisando friamente, digo que ainda bem que foi um erro médico, afinal é muito mais grave um AVC do que uma pneumonia.
    Minha opinião sobre esse assunto: Infelizmente Val, essa é uma situação nacional, eu li no G1.com a algumas semanas atrás que uma prova foi aplicado para os médicos residentes em diferentes capitais do país. Essa prova foi feita do estilo as que os formados em direito prestam para poder exercer a profissão, a prova da AOB. Porem para nossa surpresa o resultado foi uma catástrofe, menos de 46% dos residentes não passaram na prova, isso é um absurdo não concorda? Isso coloca em duvida a situação dos ensinos nas faculdades de nosso país e justifica o caos na saúde nacional.
    Eu não encontrei a matéria que eu li, mas veja a que encontrei abaixo: http://www.consultormedico.com/noticias/novidades/sua-saude-em-risco-metade-dos-futuros-medicos-nao-sabe-avaliar-radiografia-segundo-prova-do-cremesp.html
    Enfim, acho que nossa prefeitura deve ir em busca de atrair novos talentos, porem os bons, os que teve excelentes performances durante o períodos estudantil ou sei lá mais o que ... só sei que deveria.

    ResponderExcluir
  4. Essa gravação feita no posto do Michel Neme, eu achei simplesmente um LIXO. Esse blog não nos ajuda em nada com matérias como essa.
    Se uma pessoa esta passando mal, é o hospital que ela deve procurar, e se não aceita que a prefeita fez o que fez, vá as ruas, chame a sua trupe de idiotas e gravem as vergonhas nos clubes sociais de Pederneiras, onde a alta sociedade esbanja e vive de forma sem lei. Grave as tocais que os policiais fazem na cidade em horário de saída de trabalho do pai de família, onde apenas multam o trabalhador, o pai de família e nos finais de semana os pegas e a zueira na avenida fica por conta dos policiais novatos de forma minoria. Grave a sujeira que essa juventude deixa as ruas e avenidas depois dos finais de semana, mostre que o numero de assassinatos aumentou, que a Prefeita estava na praia ou sei lá onde e que não esta curtindo e passando o que os funcionários dela estão. Chame a prefeita para dar explicações em publico.
    Nós brasileiros temos que parar de nos deixar se levar por pessoas como deste blog, de nos deixar levar por opiniões de sensacionalistas. Nós temos que fazer como os japoneses onde o responsável pelo “erro” no caso aqui o do orçamento publico, tem que se justificar em publico e diante de uma situação tem que ser cobrado em publico. Deixa o povo contra uma situação e criar o caos é fácil, critique com uma solução. Faça como Eisten que dizia que os melhores períodos eram os de crises, que é onde as melhores ideiam surgem. Mostre que não existe professores dando aulas nas escolas estaduais onde a maioria tem ao menos 2 vezes na semana aula vaga, mostre a verdade e não o sensacionalismo.
    Na minha adolescência, minha família e eu adorávamos o Ratinho no SBT, um homem simples que veio do campo, não tinha tanto estudo e fazia as matérias sensacionalistas que fazia, nós achávamos um máximo, lembro até que surgiam debates na escola pelas matérias que ele mostrava no programa.
    O fato é que em uma viagem recente ao sul do pais ví que ele é dono de tudo por lá, o filho dele deputado e o homem simples na vdd era um “marketeiro” que se promovia com o sensacionalismo alheio. Ele usava a inocência do povo para ganhar em cima, seja em patrícios e tudo mais.
    O mesmo esta acontecendo agora, vc quer mais seguidores, pra no fim, sentar na cadeira onde a Ivana esta sentada.
    Pederneiras tem que acordar mesmo, tem que crescer e mandar a merda situações como essa postada aqui.
    Te lanço um desafio para que eu volte a ler o seu blog com o respeito que vc merece, afinal vc é uma pessoa e todas merecem respeito.
    Quero que vc proponha uma solução melhor para essa situação. Estamos diante do fato, cagada no orçamento anual ... o que vc sugeria?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço os comentários. Cabe entretanto mencionar, a título de esclarecimento, que a postagem comentada não trata da Santa Casa de Pederneiras. Afinal, ao que se sabe, a entidade não foi alcançada pelas medidas impostas pela prefeitura, nem poderia, porque filantrópica, que recebe ajuda financeira pública mas não se sujeita aos ditames governamentais.

      Excluir
  5. Mas tem pateta de todo tipo mesmo... Então a atual prefeitura gasta além do que pode para eleger um fantoche, fecha serviços básicos como atendimento médico e escola para conseguir equilibrar as contas novamente, isso somente depois das eleições, é claro, e agora é quem critica isso que deve "apontar uma solução". Prefeita, vice, 200 cargos de confiança... Só aí deve dar uns 600 mil por mês em salários... Patetas bajuladores: vocês não acham que já tem gente demais ganhando demais pra "apontar uma solução", não? A população não deve dar solução a nada. Não ganha pra isso, nem prometeu bom atendimento público nas eleições. Quem ganha pra isso e fez promessas que segure o rojão. Ninguém obrigou a se canditarem a nada. Mas quer mesmo uma sugestão, bajulador? Lá vai: os últimos oito anos sem "cargos de confiança" pra amiguinhos. Estaria sobrando dinheiro pra construir uma piscina olímpica pública...

    ResponderExcluir

Copyright © Blog do Monteiro | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com