05 maio 2012

Vacinação contra gripe começa hoje


Hoje, Dia da Mobilização Nacional, tem início a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe em Bauru, assim como deve ocorrer em todo o País, de acordo com a determinação do Ministério da Saúde. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a campanha se estenderá até 25 de maio e será coordenada pelo Departamento de Saúde Coletiva, através da Divisão de Vigilância Epidemiológica.
 
Além dos idosos, gestantes e crianças com idades entre 6 meses e 2 anos de idade e indígenas também deverão receber a dose da vacina. Hoje, as doses estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 17h, e em postos especiais.
 
Esses postos são: quadra 5 do Calçadão da Batista de Carvalho, Walmart, Supermercado Paulistão da Bela Vista, Paulistão da avenida Cruzeiro do Sul, Confiança Flex (Nações Unidas), Confiança Max (Getúlio Vargas), Confiança Mary Dota, Confiança Vila Falcão, Confiança Rodoviária, Confiança Castelo, Tauste (quadra 20 da Rio Branco), Pão de Açúcar (quadra 20 da Araújo Leite), Supermercado Barracão, Panelão do Jardim Redentor, Panelão Santa Edwirges e na Emef Professor José Romão, na rua Pedro de Castro Pereira, 8-20, Nova Bauru.
 
Estima-se que a população total a receber a dose da vacina no município seja de aproximadamente 65 mil pessoas, e a meta de cobertura estipulada pelo Ministério da Saúde é de 80% do público-alvo.
 
Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, a campanha também vacinará a parcela da população participante contra outros dois tipos do vírus influenza - A (H3N2) e B. 
 
Infecção
 
A influenza ou gripe é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, a garganta e os brônquios. O contágio ocorre de forma direta através de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou de forma indireta, por meio das mãos que, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, pode levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz. 
 
A doença pode se apresentar desde uma forma leve e de curta duração, até formas clinicamente graves e complicadas. A influenza é responsável por elevada morbimortalidade em grupos de maior vulnerabilidade e a campanha visa contribuir para a redução desta morbimortalidade e suas complicações. 
 
Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria de Saúde do Estado, faz um alerta: “Vale esclarecer que a vacina não provoca, de maneira nenhuma, gripe em quem tomar a dose, pois é feita de pequenos fragmentos do vírus que são incapazes de causar qualquer infecção. A imunização contra a gripe é fundamental para evitar complicações respiratórias decorrentes da doença, a exemplo de pneumonias.” 
(JCnet)
 
Compartilhar:

0 comments:

Postar um comentário

Copyright © Blog do Monteiro | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com