19 junho 2025

INSS: Entidades usam áudios e dados falsos para atestar suposta contratação

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a responder aos aposentados e pensionistas que afirmaram não ter consentido com descontos associativos de entidades. As respostas, porém, passaram a gerar novos questionamentos sobre a validade dos documentos apresentados. A CNN obteve acesso a três respostas de associações diferentes, que enviaram supostos acordos ao INSS. Em um deles, da aposentada Maria Lúcia Braga, moradora do Distrito Federal, há um áudio em que, supostamente, ela teria aceitado os descontos. A gravação, pouco audível, mostra a idosa dizendo “sim” e, quando começa a informar o CPF, é interrompida pela atendente da União Nacional dos Aposentados e Pensionistas do Brasil (UNSBRAS/UNABRASIL). Em outro caso, os documentos enviados pela Associação de Aposentados Mutualista para Benefícios Coletivos (AMBEC) apresentavam um áudio falso e termos de filiação com informações erradas. Como já mostrou a CNN, além dos call centers responsáveis por ligações em massa, as entidades recorreram a uma ferramenta mais sofisticada para obter os chamados “descontos associativos” aplicados a aposentados do INSS: os robôs.

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