Apesar da força e do alcance da internet, os
candidatos às eleições
municipais deste ano continuam recorrendo aos materiais impressos
tradicionais para massificar a visibilidade junto aos eleitores. Dados parciais
divulgados pelo TSE
(Tribunal Superior Eleitoral) revelam que já foram gastos R$ 922
milhões com panfletos e adesivos na campanha. Os números ainda devem crescer
até o fim da campanha eleitoral. Os candidatos têm até o dia 16 de novembro
para encaminharem as prestações de contas referentes aos dois turnos das
eleições. Até esta quinta-feira (3), o sistema de dados do TSE mostrou
que os candidatos haviam gasto R$ 697 milhões com materiais impressos, como
panfletos, e R$ 225 milhões apenas com adesivos. Quando somadas, essas
despesas totalizam um valor quase sete vezes maior do que o investimento em
impulsionamento digital — como anúncios nas redes sociais —, que soma R$ 143
milhões, mesmo com o celular, principal meio de acesso à internet, presente na
vida de 258 milhões de brasileiros.
04 outubro 2024
Reginaldo Monteiro
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