Com o desarranjo das cadeias globais de
produção em meio à pandemia, a inflação ao motorista acumulou alta de 17,03%
nos 12 meses encerrados em março, segundo cálculos feitos pela Fundação Getúlio
Vargas (FGV) a pedido do Estadão/Broadcast (sistema
de notícias em tempo real do Grupo Estado), com dados do Índice de Preços ao
Consumidor-10 (IPC-10). A cesta inclui preços de veículos, combustíveis, peças,
serviços correlatos e tarifas públicas como multas e licenciamento. A inflação
oficial, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), acumula 10,79%
em 12 meses até março. A guerra na Ucrânia acrescenta uma pressão adicional nas
cotações do petróleo: caso nada mais aumente em abril, apenas o reajuste de
combustíveis feito em março pela Petrobras elevará essa taxa para 22,08%. "Combustível
é o foco (da inflação em abril), mas, com a retomada das atividades
pós-pandemia, a gente pode ver novos reajustes em serviços que estavam meio
congelados, como oficina, por exemplo", previu Matheus Peçanha, pesquisador
do Instituto Brasileiro de Economia (FGV/Ibre). No lado dos produtos, os dados
mais recentes do IPCA, referentes a fevereiro, mostram que os automóveis novos
já acumulam alta de 22,94% em 18 meses de aumentos consecutivos, apurou o
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). "Movimento
semelhante ocorre em automóveis usados e motocicletas. A explicação por trás é
exatamente a mesma, o setor automotivo tem sido um dos mais impactados pelo
desarranjo das cadeias produtivas", afirmou Pedro Kislanov, gerente do
Sistema Nacional de Índices de Preços do IBGE, à época da divulgação dos
números.
29 março 2022
Reginaldo Monteiro

Administrador do Blog

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