09 abril 2020

À LA ODORICO PARAGUAÇU: Pronunciamento de Bolsonaro marca guinada na estratégia de comunicação


O último pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro na TV marcou uma guinada na estratégia de comunicação de seu governo. Foi a quinta aparição do ex-capitão em cadeia nacional de rádio e TV desde a decretação da pandemia. Além do discurso, Bolsonaro deu outra entrevista a Datena — a segunda em uma semana. Siquêra Júnior deve ser o próximo. Os dois apresentadores de televisão têm nas classes D e E sua principal audiência. As iniciativas atestam que Bolsonaro cedeu aos conselhos de assessores militares do Planalto. Contrariamente aos integrantes do "gabinete do ódio", eles sempre defenderam que as mensagens presidenciais transmitidas por lives nas redes sociais "não chegam à dona Maria" e que o presidente deveria falar mais "ao povão". A última pesquisa Datafolha coroou a vitória do núcleo militar. Ela mostrou que, na crise do coronavírus, os desfavorecidos são os apoiadores mais leais do presidente. Assim, o discurso de ontem foi construído sob medida para falar a esse público. Elogiou a si próprio por ter "começado a divulgar há quarenta dias" a possibilidade de os médicos ministrarem o fármaco ainda na fase inicial da doença e agradeceu ao cardiologista Roberto Kalil, infectado e curado do coronavírus, por ter admitido tanto o uso do medicamento como o fato de tê-lo receitado a seus pacientes. Neste caso, vaticina o militar, Bolsonaro será "o pai da cloroquina" — talqualmente o prefeito Odorico Paraguaçu, o antológico personagem de Dias Gomes na novela "O Bem-Amado", era o "pai do povo". E que se danem os panelaços do Leblon.
(Trechos extraídos da escrita de Thaís Oyama)
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