24 agosto 2019

CONTRAPÉ: Milhares se reúnem em defesa da Amazônia


Centenas de pessoas se  concentraram em ao menos seis capitais brasileiras nesta sexta-feira (23) para protestar em defesa da Amazônia e contra a política ambiental do presidente Jair Bolsonaro (PSL). O movimento foi motivado pelo crescimento na taxa de desmatamento e pelas queimadas que atingem a floresta amazônica há dias. Outros protestos estão marcados para acontecer neste fim de semana . Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as queimadas aumentaram no Brasil 82% em relação ao ano anterior, entre janeiro e agosto. Na Amazônia , estão concentrados mais de 50% dos focos de queimadas em 2019, de acordo com os dados do Programa Queimadas. O maior ato aconteceu em São Paulo. Os manifestantes se reuniram no vão livre do Masp a partir das 18h e por volta das 18h20 ocuparam as faixas da Avenida Paulista, que foram fechadas nos dois sentidos. Pessoas de todas idades compareceram à manifestação, que adotou tom muito crítico contra o presidente Jair Bolsonaro e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles . Usando máscara em simbolismo contra as queimadas, o arquiteto Igor Parsekian, 21, contou que distribuiu máscaras como forma de protesto. "A ideia é que todos se protejam como tribo não apenas com a fumaça, mas com as falas tóxicas do governo, das mentiras e difamações", disse ele, que entregou 120 peças do objeto. Durante o ato, palavras de ordens como "fora, Salles" e "fora, Bolsonaro", foram entoadas pelos manifestantes. O presidente também foi xingado em diversos momentos. Por volta das 20h, o grupo começou a caminhar e desceram a Rua Augusta no sentido Jardins.
Compartilhar:

0 comments:

Postar um comentário

Copyright © Blog do Monteiro | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com