A crise da indústria naval brasileiro pode ser medida pelo número de
funcionários que o setor deixou de empregar. Dados do Sindicato Nacional da
Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval) mostram que a
indústria foi reduzida quase à metade em menos de dois anos. Ao fim de 2014,
eram mais de 82 mil empregados; o total caiu para 43 mil em junho. O cenário
traçado pelo sindicato mostra que a indústria naval está voltando a ser o que
era nos idos de 2009, não só pelo número de funcionários, mas também pelo
perfil dos equipamentos produzidos no País. "Fornecimentos de sondas de
perfuração construídas no Brasil não estão mais na pauta", diz relatório.
Porém, existe um mercado perene nos segmentos de reparo, apoio portuário
(rebocadores portuários e navios de abastecimento), balsas, embarcações de
transporte de passageiros e comboios para transporte fluvial de grãos,
minérios, fertilizantes e combustíveis. A crise do setor foi causada não só
pelos escândalos de corrupção esmiuçados pela Lava Jato, mas também por um
cenário internacional desafiador. Os preços do petróleo caíram drasticamente e
a demanda mundial arrefeceu. Dados da Organização para Cooperação e
Desenvolvimento Econômico (OCDE) mostram que a capacidade industrial dos
estaleiros no mundo ficou ociosa. Em 2008, a capacidade estava tomada em 85%,
caindo para 56% em 2014. Isso mostra que os estaleiros brasileiros que agora
tentam se recuperar da derrocada da Sete Brasil terão forte concorrência para
novos contratos.
10 agosto 2016
Reginaldo Monteiro

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