Comprar na internet pode
ser prático e simples, pois com alguns cliques o consumidor tem a possibilidade
de adquirir um produto ou serviço originário até de outro lado do planeta. O
e-comemerce, como é chamado o mercado de comércio eletrônico global, vem se
regulamentando cada vez mais na intenção de garantir qualidade, direitos, e,
sobretudo, segurança do consumidor. Apesar disso, quem compra
pela internet sabe que a ausência de fronteiras traz uma infinidade de
brechas para golpes e ações de má-fé. Portanto, o dever da precaução parte,
primeiramente, do próprio consumidor. Os órgão de defesa do
consumidor, como o Procon-SP, alertam por meio de seus diversos canais de
comunicação, com dicas e cartilhas de como se portar no ambiente digital. Confira
abaixo as 10 dicas mais importantes para não correr
riscos na compra online:
1 – Reflita sobre seus
interesses: não compre por impulso.
2 – Identifique o fornecedor: procure a
identificação do site e de todos os demais fornecedores envolvidos em sua
compra virtual (razão social, CNPJ ou CPF, endereço físico e eletrônico,
telefone e outras formas de contato além do e-mail). Redobre seus cuidados
quando o site exibir como forma de contato apenas um telefone celular. Por lei,
os dados do fornecedor devem ser informados no site de maneira clara e com
destaque, preferencialmente em sua página principal, a fim de facilitar a sua
localização e contato.
3 – Busque referências de
fornecedores recomendados por amigos ou familiares: a consulta no cadastro de
reclamações do SINDEC (cadastro nacional de reclamações dos
Procons) e em redes sociais pode ser um bom instrumento para auxiliá-lo na
escolha. O site do Procon-SP divulga uma lista de lojas virtuais que devem ser evitadas.
4 – Verifique o registro de
produtos e serviços: como, por exemplo, os ligados à saúde, estética e alimentação, que
precisam de registro na ANVISA. É o caso também das agências de viagens, que
devem ter registro na Embratur, entre outros.
5 – Verifique as
características do produto: antes de realizar a compra, analise a
descrição do produto, faça comparações com outras marcas, visite a página do
fabricante para confirmar as funções e certifique-se que ele atende a sua
necessidade.
6 – Pesquisa de feedback: utilize a
internet para acessar informações e opiniões dos consumidores sobre o produto
ou serviço que pretende adquirir.
7 – Compare preços: não se
esqueça de comparar também o preço e a forma de pagamento em outros
estabelecimentos (lojas virtuais e físicas), especialmente para verificar se os
descontos ofertados pelos sites valem a pena e são reais.
8 – Fique atento às condições
da entrega: o prazo de entrega e eventual valor de frete devem ser
especificados. Por lei, o fornecedor é obrigado a discriminar no preço toda
despesa adicional que houver, como por exemplo, frete. Porém, muitas vezes, o
preço exibido no anúncio do produto não contém o custo de envio. Assim, antes
de fechar o pedido, verifique o valor do frete.
9 - Conheça a política de troca
e devolução dos produtos: essa informação deve constar no site e pode
variar de fornecedor para fornecedor.
10 - Fique atento às formas de
pagamento: redobre os cuidados quando o site coloca como única forma possível
de pagamento o depósito em conta corrente ou conta poupança, especialmente
quando for para pessoas físicas.
(Último Segundo)