Quinze de agosto é uma data que representa mais de
77 milhões de brasileiros: o Dia dos Solteiros, comemorado neste sábado. O
número aparece na última Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios),
divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano
passado. Parece muito? O valor já ultrapassa em 16 milhões os casados do país e
em 2,7 milhões os solteiros do ano anterior. Pensando nisso, agências de turismo
resolveram se especializar nesse público exigente, oferecendo serviços
personalizados e interativos. "Apenas no último ano, percebemos um aumento
de 30% na busca de nossas viagens por novos clientes 'single'", afirma
Yolanda Cardoso de Oliveira, proprietária da Terra Azul, empresa especializada
no turismo para solteiros. A companhia, que atua no mercado há 25 anos, investe
em viagens nacionais e internacionais com guias e atividades focadas na
interação entre os clientes. "O objetivo das pessoas que nos procuram é
ter companhia para viajar. Antes, em operadoras comuns, elas se viam no meio de
excursões cheias de casais, famílias, e sentiam-se isoladas. Com um grupo cheio
de viajantes que estão sozinhos, não há como não fazer amizades e
interagir", explica Yolanda. A empresária Mara Luiza Cossoniche, de 53
anos, encontrou uma dessas empresas quando buscava viagens relacionadas ao
bem-estar na internet. "Eu viajei uma vez, me identifiquei muito com o
serviço e acabei levando outros amigos para novos passeios", diz.
(Bol)