As gravações da primeira
caixa-preta do voo da Germanwings, que bateu contra montanhas dos alpes
franceses e matou 150 pessoas, na última terça-feira (24), revelam as
tentativas desesperadas de o capitão entrar na cabine minutos antes da colisão.
O piloto Patrick Sondheimer bate na porta e grita "abra a maldita
porta" para o copiloto Andreas Lubitz, que estava do lado de dentro. As
gravações foram divulgadas neste domingo (29) pelo jornal alemão Bild e
reproduzidas no Daily Mail. A caixa-preta revela que Lubitz
bloqueou a porta de propósito e que usou o sistema de gestão do avião para
colocá-lo em plano descida, algo que só pode ser feito manualmente. O
áudio começa com o capitão pedindo desculpa aos passeiros pelo atraso de 26
minutos para decolar de Barcelona, na Espanha, e prometendo compensar o tempo
durante o voo para Dusseldorf, na Alemanha. Nos próximos 20 minutos,
Sondheimer conversa com copiloto Andreas Lubitz. O capitão explica que por
causa do atraso em Barcelona, não pode ir ao banheiro. Lubitz diz que pode
assumir o controle enquanto o capitão sai da cabine. Às 10h27, quando o
avião atinge a altitude de 38 mil pés, o piloto pede ao copiloto para se
preparar para o pouso, em Dusseldorf. As respostas de Lubitz são descritas
pelos promotores franceses como "lacônicas". Ele usa palavras como
"espera" e "vamos ver". Após as verificações para o
pouso, Lubitz sugere novamente que Sondheimer pode ir ao banheiro. Dois
minutos depois, o piloto pede que o copiloto assuma o comando da
aeronave. Há o som de uma poltrona sendo empurrado para trás e uma
porta batendo. A aeronave vai perdendo altitude e às 10h32, os
controladores de tráfego aéreo tentam contato com a cabine, mas não obtém
resposta. Na sequencia, o sinal automático de perda de altitude é
acionado. Pouco tempo depois, há um grande estrondo, que soa como se
alguém chutasse a porta. Sondheimer grita: "Pelo amor de Deus, abra a
porta!". Também é possível, ouvir gritos dos passageiros. Às 10h35,
outro estrondo metálico é ouvido contra a porta da cabine. Neste momento, de
acordo com as autoridades francesas, o avião está a 7 mil pés acima do solo. Cerca
de 90 segundos depois, há uma nova mensagem de aviso dos controladores:
"Terra! Puxe para cima! Puxe para cima!". O piloto pede novamente
para que o piloto abra a porta. Às 10h40, a asa direita do avião atinge as
montanhas. Os últimos sons são mais gritos dos passageiros.
(Último Segundo)