As vendas do comércio varejista
brasileiro cresceram 2,2% em 2014, segundo dados divulgados nesta quarta-feira
(11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O
avanço é o menor desde 2003, quando o setor mostrou queda de 3,7%. O resultado, apesar de positivo, também foi quase a metade do
registrado em 2013. No ano anterior, a alta havia sido de 4,3%. Em dezembro de 2014, segundo o IBGE, as vendas do varejo caíram
2,6% frente novembro – a primeira queda após quatro meses seguidos de expansão. O que puxou o crescimento do varejo - porque tem peso maior -
foram as vendas das lojas de departamentos, ótica, joalheria, artigos
esportivos, brinquedos. A alta foi de 7,9% em relação ao ano anterior. "A
diversidade de itens comercializados neste segmento favorece o desempenho das
vendas no período natalino", diz o IBGE, em nota. Também contribuiu com desempenho do varejo as vendas de
artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, com alta de 9%.
"A variação de preços de medicamentos abaixo do índice geral do IPCA e o
caráter de uso essencial de seus produtos são os principais fatores
explicativos do desempenho do segmento acima da média geral do varejo". A atividade de hipermercados, supermercados, produtos
alimentícios, bebidas e fumo teve aumento de 1,3% nas vendas.
(G1)