A partir do dia 30 deste mês, o Facebook, maior rede social do
mundo, vai passar a adotar novas regras relacionadas à privacidade dos usuários
e à oferta de anúncios publicitários. A empresa poderá obter mais informações
sobre quem a acessa, a partir de dados coletados por produtos que também são do
Facebook, como Instagram e WhatsApp. Até mesmo o nível de bateria do celular e
a força do sinal da operadora utilizada serão conhecidos pelo Facebook. Na
página criada para explicar as novas regras, o Facebook aponta que as
mudanças objetivam melhorar a experiência dos usuários com a rede e garantir
maior controle por parte deles. Assim, quem visualizar um anúncio poderá saber
os motivos para a publicidade ter aparecido na sua página clicando na
lateral da própria imagem. O internauta também poderá se negar a receber
informações de determinados anunciantes, ação que valerá tanto para o
dispositivo que está usando naquele momento quanto para os demais, como
celulares, tablets e computadores. A mudança tornará a oferta de produtos e
serviços mais personalizada. A principal ferramenta para isso está relacionada
à geolocalização: os check-ins feitos pelos usuários quando estão em ruas,
estabelecimentos comerciais e outros locais poderão ser usados para o Facebook
mostrar informações de estabelecimentos e amigos próximos. Além disso, a
empresa está testando a opção “comprar”, para que produtos sejam adquiridos na
própria rede.
(Terra)