22 novembro 2012

EDITORIAL: De quem é a culpa?



Infelizmente há sempre uma fatia da sociedade que costuma ter outro tipo de preocupação, sem se interessar com os interesses coletivos. Interessam-se apenas em seu próprio bem estar, em seu próprio conforto, em seu próprio ambiente. Com exceções, é claro, uma comunidade se reúne quando o problema está diretamente ligado a ela e nem sempre se importa quando esse interesse envolve algo maior, que diz respeito ao conjunto da sociedade.

Tal egoísmo pode ser percebido no fato de muitas pessoas manterem suas casas limpas porque jogaram o lixo em via pública para que alguém o leve, seja o vento ou o gari da prefeitura. Preocupar-se com seu espaço é fácil. Ignorar o espaço comum é transferir o lixo para outras esferas, quer seja a social ou mesmo a política.

O culpado pela crise que Pederneiras vive nos dias atuais, que envolve para além das finanças públicas questões éticas e morais é de todo aquele que tem oportunidade de fazer alguma coisa e não o faz pelo fato de não querer envolver-se; aquele que promete e não cumpre, seja político ou não; aquele que se corrompe por motivos mesquinhos, egoístas e inconsequentes; aquele que é corrupto ou corruptor; aquele que se omitiu e se omite; aquele que faz questão de manter o povo alienado.

Na verdade, a responsabilidade de dar a volta por cima é de todos nós.  É necessário que nós, indivíduos de uma sociedade, tenhamos em mente que somos parte integrante de um todo. Se algo não vai bem com o indivíduo, o todo também não vai funcionar corretamente. Nunca!

Reginaldo Monteiro
Compartilhar:

Outras postagens

0 comments:

Postar um comentário

Copyright © 2025 Blog do Monteiro | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com